Espetáculo ‘Plantou Palavra, Colheu Poesia’ chega como websérie no dia 22 de setembro e se prepara para circulação presencial em cidades do Rio de Janeiro

Com patrocínio da Enel Distribuição Rio e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, através do Edital Enel de Seleção de Projetos Culturais e Esportivos Incentivados – RJ, a produtora, educadora e atriz Daniele Yanes (que já foi a Narizinho do Sítio de Monteiro Lobato) promove o incentivo à leitura através do espetáculo ‘Plantou Palavra, Colheu Poesia’, baseado na obra da escritora Socorro Acioli.

Na primeira etapa, a partir do dia 22 de setembro, todos poderão assistir o primeiro episódio do espetáculo pelo YouTube do projeto InConto Marcado (https://www.youtube.com/incontomarcado) – que abraça a ideia de utilizar histórias brasileiras e adaptá-las para a dramaturgia. Para o formato on-line, Daniele transformou o espetáculo em websérie com sete episódios até o início de novembro.

A segunda etapa será presencial contará com a circulação e acontecerá em 6 cidades do Estado do Rio de Janeiro, de 04 de novembro até 03 de dezembro – onde serão realizados o espetáculo e a Oficina de Teatro Literatura Brincante – para alunos e professores de instituições públicas. Todo o projeto é gratuito.

Com 10 anos em atividade, o InConto Marcado é um projeto de incentivo à leitura que apresenta espetáculos teatrais baseados em obras da literatura brasileira. Através das potências do teatro, da poesia, da literatura e da música, se dedica a semear o gosto pela leitura e pelas artes em geral.  É um encontro marcado entre a arte brasileira e a educação, entre os artistas e o público, entre professores e alunos, todos juntos no mesmo momento In Conto, dentro do Conto, através do Teatro.

“O InConto bebe em algumas das fontes mais tradicionais da arte, como o teatro mambembe, a contação de histórias e a literatura. Une essas forças para tocar e encantar toda sorte de crianças, inclusive as enrugadas e calvas”, explica Daniele Yanes, idealizadora e produtora executiva do projeto.  ‘Mais do que um projeto de teatro, o InConto Marcado é essencialmente uma iniciativa que busca o incentivo à leitura e este objetivo está presente em todos os seus pilares, trazendo o Livro como um elemento-chave, que oferece ao público acesso a um universo mágico, criativo e transformador”, analisa Daniele. 

‘Plantou Palavra, Colheu Poesia’ é o mais recente espetáculo do projeto, uma adaptação do livro homônimo da premiada escritora cearense Socorro Acioli, uma singela homenagem a todos os poetas e à arte popular brasileira. Com forte influência do teatro mambembe, a Trupe do InConto Marcado, com três atores, se desdobra em diversos personagens que, juntos, contam a história de Francisco, um menino que se retira com a sua enorme família para Assaré. Lá ele conhece um agricultor e poeta chamado Antônio – na peça personificado na figura de Patativa do Assaré – e, a partir deste encontro mágico e transformador, começa a sua aventura em busca de descobrir como se faz poesia. 

Realizado numa Caixa Cênica itinerante para o formato presencial, o espetáculo passeia por várias linguagens em sua concepção, com a presença de bonecos, pernas de pau, música ao vivo e poesia, para a construção de uma atmosfera poética e vibrante. O lúdico, o poético e o popular estão presentes em tudo. A etapa fluminense vem com novidade: a trilha sonora original. E para sorte e honra do projeto, a missão ficou a cargo do multi-instrumentista, arranjador, compositor e educador carioca Carlos Malta, conhecido como “escultor do vento”, com quarenta anos de carreira, e do poeta, cantor e artista popular baiano Rodrigo Sestrem. 

O resultado de tudo isso é uma legítima homenagem aos autores, poetas e cantadores do Nordeste, através de uma verdadeira aventura poética, brincante, musical e interativa. 

O espetáculo é gratuito. Será apresentado nas cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Bom Jardim, Santa Maria Madalena e Niterói. Duração: 55 minutos Classificação etária: Livre (a partir de 5 anos) . 

FICHA TÉCNICA

Idealização e coordenação geral: Daniele Yanes

Produção executiva: Daniele Yanes e Raína Biriba

Gestão de projeto: Moleque Produções

Direção de arte InConto Marcado 2021: Raquel Theo

Direção do Espetáculo: Geovana Pires    

Assistência de direção: Miguel Campelo

Direção de arte Espetáculo: Rociania Barreto Cavalcante

Dramaturgia: Daniele Yanes

Elenco: Diego Marques, Geórgia Amaro e Jefferson Tinoco

Assistente de Produção: Diego Marques e Solara Mota. 

Consultoria musical: Carlos Malta

Trilha sonora original: Carlos Malta e Rodrigo Sestrem

Desenho de Som: Daniele Yanes

Poemas originais e interpretação das canções: Rodrigo Sestrem

Figurinos: Miguel Campelo

Execução de figurinos: Devyson Freitas e Luciana de Lima

Cenários e adereços: Rociania Barreto Cavalcante

Idealização e confecção boneco Patativa: Miguel Campelo

Designer e programação visual: Raquel Theo

Desenhos Originais: Raquel Theo e Rosana Mapurunga

 

Sobre o InConto Marcado

 

Em 2010 nascia o InConto Marcado, com o objetivo de utilizar a sinergia entre a literatura e o teatro brasileiros como uma ferramenta de educação e estímulo à leitura. Tendo como ponto de partida o desenvolvimento e a circulação de peças teatrais baseadas em obras da literatura nacional, o projeto que une arte e educação já levou espetáculos e oficinas teatrais a quase 30 cidades das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Desde a sua fundação até hoje, o InConto Marcado atingiu um público total de mais de 35 mil espectadores, além de mais de 1600 professores capacitados nas oficinas de teatro.

 

As três peças desenvolvidas e apresentadas durante este período – Fio Após Fio, Brejo das Flores e Plantou Palavra, Colheu Poesia – partem de universos ficcionais diferentes para abordar de forma poética uma das questões mais importantes do nosso tempo: como manter vivas as pontes que ligam a infância à vida adulta, o cotidiano e a imaginação. Com linguagem acessível e um formato itinerante, os espetáculos e oficinas teatrais têm entre seus principais objetivos a democratização do acesso à arte, a formação de plateia e o estímulo à leitura.

 

O projeto foi ganhador do Prêmio FUNARTE de Circulação Literária 2010 e de quatro edições do Edital Mecenas das Artes do Ceará, com o patrocínio da ENEL (2014 a 2017). Em 2019 o espetáculo mais recente do projeto, Plantou Palavra Colheu Poesia, foi contemplado pelo edital de ocupação da Caixa Cultural e realizado nas cidades de Fortaleza e Salvador, com patrocínio da Caixa Econômica.

 

Sobre Daniele Yanes 

 

Crédito: Rafael Martins

 

Com mais de trinta anos de carreira, com experiência no Teatro, Cinema e Televisão, a atriz curitibana, ainda na infância, interpretou personagens marcantes. Na TV, foi a Narizinho do ‘Sítio’, idealizado por Monteiro Lobato, e Zélia Gattai, na minissérie ‘Anarquistas Graças a Deus’. No cinema foi a personagem Expedita, filha de Lampião, no filme ‘O Cangaceiro Trapalhão’. Adulta, atuou nas novelas ‘Renascer’ e ‘Irmãos Coragem’ (Luiz Fernando Carvalho). Com formação em Artes Cênicas pelo CPT – Centro de Pesquisa Teatral (Antunes Filho) e Teatro Escola Macunaíma (SP), é atriz e gestora cultural, com mais de 40 projetos produzidos sob sua direção e em parceria com diversas produtoras culturais do país. Desde o ano 2000 trabalha com arte ligada à educação, de forma plural.

 

Daniele Yanes e André Valli     Foto: Arquivo pessoal

 

10 anos de estrada

 

Há mais de uma década levando arte, educação e incentivo à leitura a diversas regiões do país, o InConto Marcado foi criado pela atriz, diretora e produtora cultural Daniele Yanes. Com sua trajetória ligada à produção cênica brasileira desde a infância, ela foi a segunda atriz a interpretar a personagem Narizinho, do Sítio do Pica-Pau Amarelo, na Rede Globo, nos anos de 1981 e 1982. De lá para cá foram diversos papéis no cinema, teatro e televisão. Com a criação do InConto, Daniele realizou o antigo sonho de utilizar a arte brasileira como catalisadora da educação. E, tendo como base o teatro itinerante, levar o projeto a municípios do interior dos estados brasileiros, exercitando a democratização da arte. 

 

Sobre a Enel Distribuição Rio 

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,9 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

 

Serviço:

Projeto InConto Marcado – Plantou Palavra, Colheu Poesia

Gratuito

22/09/2021 às 18hs – Lançamento do 1º episódio da websérie “Plantou Palavra, Colheu Poesia” no canal do projeto no YouTube https://www.youtube.com/incontomarcado .

29/09/2021 às 18hs – Lançamento do 2º episódio do espetáculo no canal do YouTube.

06/10/2021 às 18hs – Lançamento do site InConto Marcado completo + disponibilização do conteúdo da Oficina on-line de teatro + Lançamento do 3º episódio do espetáculo no canal do YouTube 

13/10/2021 às 18hs – Lançamento do 4º episódio do espetáculo no canal do YouTube.

20/10/2021 às 18hs –  Lançamento do 5º episódio do espetáculo no canal do YouTube.

27/10/2021 às 18hs –  Lançamento do 6º episódio do espetáculo “Plantou Palavra, Colheu Poesia” no canal do YouTube.

03/11/2021 às 18hs –   Lançamento do 7º e último episódio do espetáculo “Plantou Palavra, Colheu Poesia” no canal do YouTube.

 

CIRCULAÇÃO PRESENCIAL

 “Plantou Palavra, Colheu Poesia” em 6 cidades do RJ 

Em todas as cidades serão realizadas 2 sessões por dia, no mesmo espaço:

às 10hs e às 15hs. 

 

Duração: 55 minutos

Classificação etária: Livre (a partir de 5 anos) 

Gratuito

05 de novembro – Petrópolis

10 de novembro – Teresópolis

16 de novembro – Nova Friburgo

19 de novembro – Bom Jardim

24 de novembro – Santa Maria Madalena

03 de dezembro – Niterói 

 

OFICINA DE TEATRO PRESENCIAL 

Aulão de 2 horas para 30 Professores.

DAS 9 ÀS 11HS. 

 

04 de novembro – Petrópolis

09 de novembro – Teresópolis

15 de novembro – Nova Friburgo

18 de novembro – Bom Jardim

23 de novembro – Santa Maria Madalena

02 de dezembro – Niterói

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar