A importância da alimentação durante a gestação

É durante a gestação que várias alterações no metabolismo podem gerar o desenvolvimento de novas condições clínicas, capazes de prejudicar a saúde de mãe e filho e, por isso, jamais devem ser deixadas de lado. Para esse momento especial, todos os cuidados possíveis são importantes e a nutrologia tem um papel muito importante no cuidado da saúde das gestantes.

“Sempre avaliamos os exames da paciente e de seus bebês, e a partir dos resultados podemos sugerir a ingestão de suplementos de determinados minerais ou vitaminas, que são essenciais para o desenvolvimento saudável da criança, especialmente quando a alimentação natural não é capaz de fornecer esse volume ideal de micronutrientes” comenta Dr Elifas Rodrigues.

O nutrólogo trabalha lado a lado com outros médicos especialistas que também vão cuidar da saúde da gestante ao longo dos nove meses de desenvolvimento fetal. Uma análise detalhada em nutrologia pode ajudar o trabalho do ginecologista, do clínico e demais especialidades, adaptando a alimentação da gestante de acordo com a necessidade e orientação de cada um deles, para garantir que a saúde de mãe e filho sejam preservados ao longo desse período.

O ganho de peso também é um fator importante durante a gestação e deve ser acompanhado de perto por um profissional.

“O peso corporal da mulher durante a gestação pode ser um fator definitivo no desenvolvimento de quadros clínicos de risco para a mãe, como a elevação da glicemia corporal e da pressão arterial, podendo ser responsável por doenças gestacionais graves, como, por exemplo a pré-eclâmpsia. Por isso é importante acompanhar todo o processo de perto e fazer avaliações frequentes”, completa Dr Alisson Melo.

https://clinicabenessere.com.br/

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar