Materiais adequados são ideais para móveis de área externa

Escolher peças produzidas com matérias-primas resistentes conferem mais durabilidade e menos manutenção

O verão se aproxima e, com ele, o otimismo de estarmos em um momento que nos permita uma convivência maior com nossos familiares e amigos, principalmente ao ar livre. Por isso, a área externa das casas, apartamentos e condomínios merecem foco especial, com a escolha de móveis que primam pelo conforto, beleza, funcionalidade e principalmente durabilidade, já que estes espaços recebem interferência do clima da região em que estão inseridos.

Portanto, a escolha por materiais resistentes às mudanças bruscas de temperaturas, umidade, insolação e outros fatores são fundamentais para manter os móveis sempre com “cara” de novos. Materiais que não descascam, não mudam de cor, não racham e não sofrem mudança dimensional são os ideais para esta finalidade. Matthias Ambros Von Holleben, designer e sócio da marca gaúcha Mezas, explica que pensar no produto já com seu material estrutural ajuda a definir a sua utilidade em um projeto. “No caso de materiais para a área externa, deve-se ter a preocupação em demandar pouca manutenção, a fim de preservar as características originais da peça”, explica.

Separamos alguns materiais que podem ser uma decisão certeira para preservar seus móveis a médio e longo prazo.

Concreto

Material simples e usado em quase todo projeto arquitetônico, o concreto também é um elemento que pode ser usado para fabricar móveis e acessórios. “Se for curado e tratado da maneira correta para o seu uso específico, o concreto é um aliado dos móveis para área externa” comenta Matthias.

Ele é ideal para tampos de mesa, bancadas, bancos e banquetas, entre outros itens.

Granilite

O granilite é um tipo de superfície monolítica, ou seja, não possui juntas de marcação, formado a partir de uma mistura de cimento e agregados minerais. Os agregados podem ser vários tipos de grãos minerais. Podemos utilizar mármore, quartzo e granito, por exemplo, isso vai depender da finalidade do material a ser aplicado.

O granilite fabricado por nós tem como base um cimento especial importado – com aditivos especiais que garantem a mínima quantidade de bolhas e melhor distribuição da massa – além da fibra de vidro. “Além de serem muito versáteis, os compostos como o granilite são resistentes, pois sua superfície é muito menos porosa do que a de uma placa de pedra natural, por exemplo. Isso permite que o granilite seja usado em diversas finalidades, como bancadas, pisos, paredes, além de tampos de mesas, cubas etc.”, explica o designer.

Aço carbono

O aço carbono é um material muito versátil, por ser flexível na fabricação de móveis e ao mesmo tempo muito resistente. Material muito utilizado no setor industrial, o aço carbono vem ganhando espaço no mundo da decoração pois, além de ser funcional, dá um ar industrial para móveis e acessórios.

Móveis feitos com esse elemento podem ser usados em área externa, pois também serão resistentes ao clima e à umidade.

Madeira Sarrafeada

A madeira sarrafeada consiste em uma estrutura com sarrafos longitudinais, o que gera mais estabilidade e confere mais resistência do material à umidade, tráfego e exposição à luz solar. Ideal para bancos, assentos de mesas, entre outros móveis.

www.mezas.co

 

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar