Além do café da manhã: confira 5 receitas para incluir o mamão na rotina

Para quem não dispensa o alimento, Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, informa que o seu consumo pode ser feito em diferentes horários do dia e por meio de preparos variados

O mamão tem conquistado solos internacionais. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), na parcial deste ano, o equivalente aos meses de janeiro a julho, o volume da fruta em exportações somou 30,3 mil toneladas. O resultado, apresentado em agosto de 2021, foi considerado o maior registro da série histórica, iniciada em 1997.

No Brasil, é consenso: o mamão faz parte da mesa da maioria dos brasileiros para o café da manhã. Entretanto, Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, indica que é possível incluir essa fruta tropical em diferentes horários do dia. “Pode ser parte de uma refeição ou pode, também, ser consumida de forma isolada”, explica.

Os principais mamões no nosso país são o formosa e o papaia. Apesar do teor nutricional possuir uma variação pequena, há diferenças que podem facilitar a escolha dos consumidores. O formosa, por exemplo, é maior do que o papaia, possibilitando a fruta de ser consumida aos poucos, desde que conservada corretamente para manter a sua preservação.

De modo geral, os mamões são ricos em antioxidantes, que combatem o excesso de radicais livres. “Ele tem ação antioxidante por conta da presença de vitaminas e minerais e, ainda, ajuda na saciedade, pelo teor de fibras. Vale destacar que a fruta possui efeito laxativo, o que para muitas pessoas é essencial para o trânsito intestinal”, complementa a nutricionista do Oba Hortifruti.

Além disso, há também uma forte propriedade digestiva, devido à presença da bromelina, substância funcional que serve como uma enzima para quebrar e ajudar na digestão de proteínas. No que diz respeito à tabela nutricional, Renata informa que o mamão possui uma boa quantidade de beta caroteno, um antioxidante que atua na imunidade e na proteção da pele e da visão.

“Podemos acrescentar aos benefícios da fruta que o mamão é fonte de vitamina C, responsável por atuar na imunidade e tem função na cicatrização e produção natural de colágeno. Possui vitaminas do complexo B, que atuam em todo o nosso metabolismo energético e também protegem o nosso sistema nervoso central”, destaca.

Para quem ainda avalia que o alimento só pode ser incluído no café da manhã, Renata ressalta: não existe diferença no consumo de acordo com o horário do dia. Portanto, o mamão pode acompanhar o café da manhã ou ser preparado como sobremesa nas refeições principais.

Desde sucos até como ingrediente em receitas, a fruta pode ser colocada no cardápio de diferentes maneiras. Para inspirar novos pratos na cozinha, de forma nutritiva e saborosa, a nutricionista aconselha cinco receitas com a fruta. Confira!

 

Geleia de abacaxi com mamão

Espetinho de frutas

Docinho de mamão com coco

Mousse de mamão com laranja

Suco de mamão com semente de abóbora

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar