Farinha de arroz é ótima opção para uma alimentação mais saudável e saborosa

As pessoas estão cada vez mais revendo seus hábitos alimentares e consumindo alimentos que sejam mais saudáveis. Nesse caminho, optar pelo uso da farinha de arroz no dia a dia torna-se uma ótima opção, principalmente porque se trata de um alimento sem glúten – permitindo que pessoas com intolerância ou celíacas possam desfrutar de inúmeros pratos culinários com receitas adaptadas –, além de rico em vitaminas do complexo B e diversos minerais.

Esse tipo de farinha é feito a partir da moagem do arroz – cereal consumido desde a antiguidade – trazendo um aspecto mais viscoso. Dessa maneira, por vir de um alimento com alto valor nutritivo, se torna uma considerável fonte de energia e baixo teor de gordura para o corpo.

O fato de não possuir sabor e cheiro traz versatilidade enorme na cozinha, fazendo com que a farina de arroz possa ser usada em uma infinidade de receitas – doces ou salgadas. “Ela não deixa nenhum residual na boca. Para aqueles que adoram um bolo de chocolate, o resultado obtido ao utilizá-la será tão bom quanto, e para quem gosta de comer alimentos empanados é uma ótima opção, deixando sequinho e crocante”, aponta o gerente nacional comercial da RisoVita, Jorge Amaral.

A versão integral

Por passar por um processo de refinamento, a farinha de arroz tradicional possui uma quantidade menos concentrada de magnésio e fibras. Por outro lado, a versão integral se torna uma opção com as propriedades nutricionais ainda mais preservadas.

Outro ponto positivo para quem opta pela farinha de arroz integral, quando combinada ao consumo adequado de água, é a sensação de saciedade causada pelo alto número de fibras, que além de atuarem no intestino, auxiliam na absorção da água ingerida e na eliminação de toxinas. Já a presença de manganês, magnésio e fósforo colabora no processo de desenvolvimento e manutenção de ossos e cartilagens.

Esse tipo de farinha também reduz o risco de diabetes, pois mesmo que os carboidratos sejam convertidos em glicose depois da digestão, o consumo em porções adequadas libera açúcar de modo gradual na circulação.

Como substituir?

Para substituir a farinha de trigo pela de arroz é preciso apenas misturar alguns ingredientes a mais que, quando combinados, alcançam um resultado semelhante, em termos de textura e estrutura.

Nas misturas, a proporção é simples: cada xícara de farinha de trigo deve ser substituída por meia xícara de farinha de arroz, três colheres de sopa de fécula de batata, uma colher de sopa de fécula de mandioca e meia colher de goma xantana.

Sobre a RisoVita

A RisoVita é uma das marcas da Fumacense Alimentos, reconhecida pelo pioneirismo e tecnologia na fabricação de produtos à base de arroz. Por usar como matéria prima um cereal hipoalergênico, é de fácil digestão e pode ser indicado para dietas com restrição ao glúten, ao leite e à soja. A linha conta com bebidas de arroz nas versões líquida e em pó, farinha de arroz e mistura para pães e bolos.

A RisoVita, inclusive, foi pioneira na América Latina, com o início da produção de bebida de arroz em 2014. Atualmente, os produtos da marca podem ser encontrados em 5.900 pontos, entre supermercados e lojas de produtos naturais de 15 estados em todas as regiões do Brasil.

Texto: Catarina Bortolotto

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar