Especialista em alinhadores ortodônticos, que tem sido a febre entre artistas como: Neymar, Anitta e Bruno Gagliasso

Taís Araújo, Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank, a cantora Anitta e o jogador Neymar. Você já deve ter visto esses famosos exibindo seus sorrisos ao falar sobre os alinhadores ortodônticos, mas afinal aquelas plaquinhas transparentes são mesmo capazes de movimentar os dentes?

Os alinhadores dentais vieram para revolucionar a ortodontia e já caiu no gosto de muita gente. Por trás das plaquinhas transparentes, está a evolução da tecnologia na ortodôntica, que foi capaz de oferecer um diagnóstico muito mais preciso, com imagens em 3D, e um tratamento mais confortável e eficaz para os pacientes.

Mesmo que se tente evitar, a primeira coisa que reparamos nas pessoas é o sorriso. Volta e meia vemos um ator na TV com um espaço entre os dentes, uma cantora “dentuça” ou um apresentador com os dentes apinhados. O curioso é que, com o passar do tempo, de repente, percebemos que o problema está sendo reparado e eu nunca os vemos usando aparelhos ortodônticos! É aí que fica claro que eles estão fazendo tratamento com os alinhadores dentais.

As plaquinhas transparentes estão revolucionando a ortodontia. A promessa de um “aparelho invisível”, confortável e com tratamento rápido agradou muita gente.
Você já deve ter visto nas redes sociais vários anúncios de alinhadores com o Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank, Taís Araújo e Anitta.

O aparelho caiu nas graças não só dos famosos e de quem trabalha com a própria imagem, mas também de executivos, empresários,médicos, agentes imobiliários, donas de casa, professores, enfim, todo mundo que não se sente confortável em usar os aparelhos convencionais de metal.

E será que os alinhadores funcionam mesmo? Olhando aquelas plaquinhas transparentes é difícil acreditar que elas são capazes de movimentar dentes ou corrigir mordidas. Empresas de vários países investem muito dinheiro nesta tecnologia e a cada dia novas técnicas, pesquisas e publicações surgem mostrando resultados fantásticos e confiáveis.

Como funcionam. Os alinhadores são plaquinhas feitas com um material plástico e transparente que possuem uma certa elasticidade e resistência. Por isso, quando você coloca o aparelho, o acessório vai tentar voltar à sua posição normal. Isso gera uma força leve e contínua, capaz de levar os dentes aos poucos para a posição correta.

As plaquinhas são feitas sob medida para cada paciente através de impressão 3D. O molde é feito no consultório ou no centro radiológico com um scanner de alta precisão.

Além de fornecer o molde, com esse scanner é possível analisar a posição de cada dente, todos os pontos de contato e os espaços entre eles, dentes girovertidos ou  inclinados, contatos oclusais, retrações gengivais e enfim todos os detalhes da arcada dentária. Esse escaneamento substitui de uma vez por todas aqueles moldes  super incômodos e oferecem um diagnóstico muito mais preciso.

As imagens captadas são enviadas para a empresa que através de softwares desenvolvidos criam um plano de tratamento de acordo com as especificações do ortodontista. Neste planejamento é possível estipular o número de alinhadores, os detalhes de acessórios e visualizar o resultado, tornando o tratamento muito mais previsível.

Para quem é indicado. No início, os alinhadores eram usados para pequenas movimentações e corrigir problemas como dentes apinhados ou espaçados. Mas rapidamente eles foram se aprimorando e hoje conseguem corrigir problemas mais complexos como mordida cruzada, mordida profunda e sobremordida. Para você ter certeza de que o seu caso pode ser tratado com alinhadores, só mesmo passando por um ortodontista.

Vantagens. Ele é mesmo super discreto, os alinhadores são transparentes e se adaptam perfeitamente aos seus dentes. Essa qualidade é a que mais salta aos olhos do paciente.

Além disso, ele é removível. Toda vez que você for comer, você deve retirar os alinhadores. Ou seja, você vai poder comer à vontade qualquer tipo de alimento sem receio de quebrar algum braquet metálico.

E por isso mesmo, o tratamento com os alinhadores costuma ser mais rápidos. No tratamento convencional é normal alguns braquetes quebrarem, principalmente no início do tratamento, em que a pessoa está em fase de adaptação. Essas pequenas interrupções podem atrasar o tratamento.

Com os alinhadores essas interrupções não precisam acontecer. Mesmo se você for viajar, por exemplo, você pode levar as plaquinhas e você mesmo troca na data estipulada pelo ortodontista. É muita praticidade, mas isso não exclui as visitas ao ortodontista para poder avaliar o andamento do plano de tratamento.

Desvantagens. Por ser um acessório removível, o sucesso do tratamento depende muito do paciente. Caso o paciente não use os alinhadores pelo tempo estipulado pelo ortodontista, o tratamento não evolui.

Além disso, em algumas situações mais complexas, com dentes muito tortos ou desalinhados, a placa pode não alcançar toda a arcada e se tornar pouco eficiente. Novamente ressalto que só um dentista capacitado poderá avaliar o seu caso para dizer se é possível ou não optar pelos alinhadores.

E outra objeção bem recorrente é o preço. À primeira vista, o custo do tratamento com alinhadores é mais alto. Mas quando você considera que o tempo de tratamento é mais rápido, que você precisará ir menos ao dentista e que o tratamento não precisa ser interrompido por alguma viagem ou outro imprevisto, acaba sendo uma boa opção!

Dra Cyntia Petrillo é dentista, Pós-graduada em periodontia, em ortodontia e cursando ortopedia funcional dos maxilares. Atua em consultório há 20 anos e com alinhadores desde 2014.
Endereço da clínica Rua Oratório 1634, sala 22 Parque das Nações Santo André

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar