Batata também combina com boa nutrição

Assada, cozida ou frita, a batata é amada no mundo todo e motivo de alegria e descontração. Mas sabia que saborear essa delícia também é sinônimo de alimentação nutritiva. Com a proximidade do Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto, os assuntos relacionados à qualidade do que comemos e à saúde ganham destaque, e a Bem Brasil Alimentos reforça os vários benefícios do tubérculo, que é rico em vitaminas e sais minerais, livre de colesterol e possui baixo teor de gorduras e calorias. Além disso, é eficaz na prevenção de algumas doenças e na redução do estresse, uma função ainda mais importante nos dias atuais. Ou seja, longe de ser vilã das dietas, a batata atua a favor do organismo.

Já no século XIX, na Inglaterra, o famoso economista Adam Smith foi um dos primeiros a enaltecer essa relevância nutricional: ele percebeu que os irlandeses comiam menos que os ingleses, porém eram mais sadios e vigorosos, por conta de uma dieta fortemente baseada em batatas. Elas contêm vitaminas do complexo B (B1 e B6), C, D e K, bem como fibras (que ajudam a regular o intestino), ácido fólico, zinco e cobre. Também possuem fósforo, ferro, magnésio, potássio e cálcio, que dão mais força à musculatura e aos ossos do corpo. Para ter uma ideia, é possível que uma batata ofereça mais potássio do que três bananas.

Mais um aspecto interessante é que, dependendo da forma de preparo do tubérculo, ele pode apresentar um tipo especial de amido, chamado amido resistente à digestão, capaz de proporcionar benefícios à saúde, como, por exemplo, um menor aumento do índice glicêmico após a alimentação, auxiliando no controle do açúcar no sangue. Outros estudos mostram que é rico em antioxidantes, substâncias indispensáveis para uma adequada circulação sanguínea e boa visão, podendo até mesmo prevenir AVCs. A planta ainda apresenta um componente chamado GABA (ácido gama-aminobutírico), que age no corpo como um hormônio, capaz de amenizar o estresse e ajudar o cérebro a relaxar.

Sem óleos
Ao natural, 100 gramas de batata têm cerca de 70 calorias. É verdade que esse número cresce, quando envolve fritura. No entanto, hoje existe opção para aproveitar a tradicional e deliciosa batatinha frita, sem a gordura dos óleos, que é a fritadeira elétrica ou air fryer. A Bem Brasil, líder em venda de batatas pré-fritas congeladas no país e pioneira no segmento, processa variados tipos do tubérculo, como Asterix, Markies, Challenger, Innovator e a batata doce, além de mais de 10 formatos (palito, carinhas, ondulada, com casca, crinkle, especial etc.). E se orgulha em oferecer essa diversidade de produtos, contribuindo para melhorar o consumo de nutrientes e, consequentemente, o bom funcionamento do corpo e a qualidade de vida.

Não é à toa que a batata é o quarto alimento mais consumido no mundo, de acordo com a Associação Brasileira da Batata, ficando atrás apenas do arroz, trigo e milho. Trata-se de um produto extremamente democrático, pois atinge todos os públicos, é fácil de plantar e de cultivar e se adapta a praticamente qualquer clima. Seu consumo ainda proporciona um valor nutricional alto, aliado a um baixo impacto ambiental, na comparação com outros alimentos.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar