Saúde íntima: Confira 10 mitos e verdades sobre o disco menstrual

Se antes o assunto “menstruação” era tabu, hoje a saúde feminina está sendo amplamente debatida dentro e fora da internet – graças à popularidade das redes sociais e a ascensão do feminismo entre a geração atual. O resultado desse fenômeno pode ser observado na diversidade de produtos voltados para o ciclo menstrual encontrados no mercado.
Um deles é o disco menstrual – espécie de coletor no formato de disco que oferece algumas vantagens em relação à versão tradicional. Para entender melhor como ele funciona dentro do organismo, Mariana Betioli, obstetriz e fundadora da Inciclo, desvenda 10 mitos e verdades sobre o item. Acompanhe!
O disco menstrual permite sexo com penetração: VERDADE
O disco menstrual oferece os mesmos benefícios do coletor menstrual. Com ele, dá para dormir, ir à praia, entrar no mar e fazer atividades físicas sem se preocupar com vazamentos. A diferença é que o coletor menstrual é inserido na entrada do canal vaginal; já o disco menstrual fica posicionado mais ao fundo, encaixado no colo do útero.
“Já que o canal vaginal está ‘livre’ com o disco menstrual, ele permite relações sexuais com penetração. Na hora da transa, nem a pessoa e o parceiro ou parceira vão sentir que o disco está sendo utilizado”, afirma.
O disco menstrual alarga o canal vaginal: MITO
O nosso canal vaginal é extremamente elástico. A vagina é toda enrugada por dentro justamente para poder se expandir. Portanto, um objeto como o disco menstrual não teria capacidade de alargá-lo. “A vagina se expande durante o sexo, durante o parto e sempre que colocamos qualquer objeto dentro dela, mas ela sempre volta ao tamanho original.”
O item pode ficar preso dentro da vagina: MITO
Algumas mulheres pensam que o disco pode sumir ou ficar “navegando” pelo seu corpo, o que é mentira. Mariana explica que, quando estamos excitadas, o canal “aumenta”, ou seja, ele se estende, mas depois de alguns minutos volta ao normal. “Em média, o canal vaginal possui entre 7 e 10 cm, quando a mulher não está excitada. Por isso, dá pra alcançar com os dedos qualquer objeto de uso interno”, aponta.
Posso usá-lo por até 12 horas: VERDADE
O disco menstrual pode ser usado por até 12 horas e coletar até 40ml de sangue. “Não é só durante a relação sexual que você pode usar o disco menstrual. Ele pode ser usado durante todo o seu ciclo também.”
O material do disco aumenta o risco de alergias: MITO
Existem discos menstruais de vários materiais, mas é muito importante escolher produtos de boa procedência. O ideal é que seja fabricado com silicone hipoalergênico, indicados para mulheres que têm tendência a desenvolver alergias.
“Absorventes internos, se utilizados por muito tempo, podem ocasionar a Síndrome do Choque Tóxico, então devem ser trocados com frequência. Quando inseridos no canal vaginal, ainda acabam sugando não só o sangue, mas também toda a umidade da vagina, desregulando o pH e favorecendo a proliferação de fungos e bactérias indesejadas. Já os externos podem causar alergias e irritações. Esse modelo também abafa a região íntima e o sangue que fica em contato com a vulva começa a entrar em decomposição. Isso aumenta o risco de infecções”, destaca a obstetriz.
É possível usar disco menstrual e DIU ao mesmo tempo: VERDADE
Você pode usar o disco tranquilamente, mesmo que tenha o método anticoncepcional DIU. “O DIU fica posicionado dentro do útero, enquanto o disco fica em volta do colo do útero. Basta prestar atenção e ter cuidado na hora de tirar o disco menstrual para ver se não está puxando os fios do DIU junto”, enfatiza.
Disco menstrual pode dar cólica: MITO
As cólicas menstruais estão relacionadas com as contrações do útero e a especialista ressalta que o disco menstrual não tem esse poder. “A cólica é uma contração do útero para expelir o sangue menstrual, então o fato de estar com o disco ou mesmo com o coletor, não vai interferir.”
Não é preciso tirar o disco para fazer xixi: VERDADE
O disco menstrual fica no canal vaginal e não impede a passagem de xixi pela uretra, de acordo com a profissional.
O disco menstrual é uma opção mais econômica aos absorventes: VERDADE
Além de ser mais sustentável, pois uma mulher usa em média 12 mil absorventes durante sua vida, o que representa cerca de 400kg de lixo, o disco menstrual também é uma opção bem mais econômica. “Se, à primeira vista, o seu preço médio de 85 reais chega a assustar, é só botar na ponta do lápis para perceber que o disco vale a pena. Em média, as mulheres gastam quase 10 mil reais em absorventes descartáveis. Usando o disco menstrual, a economia é de 125 reais logo no primeiro ano”, afirma Mariana.
Disco ajuda a mulher a compreender melhor o seu ciclo: VERDADE
“A menstruação acompanha as mulheres desde muito novas. Contar com uma alternativa eficaz, que as ajudem a fazer as pazes com o ciclo menstrual, faz com que essa fase do mês seja muito mais agradável. Quando a mulher usa o disco menstrual acaba conhecendo melhor a sua anatomia e também passa a perceber melhor seus desejos e sua libido, já que a relação sexual durante a menstruação pode ser mais espontânea”, defende Mariana.
Foto Divulgação

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar