Arte Conecta: Ipanema valoriza talentos femininos da arte em nova coleção de sandálias

Para uma artista, tudo pode se transformar em uma tela, até mesmo uma sandália. E a Ipanema, sempre conectada com a mulher brasileira, utiliza sua melhor plataforma de alcance, suas sandálias, para valorizar os talentos femininos nas artes, que ainda sofrem com a baixa representatividade nas curadorias, nos projetos com marcas e na falta de créditos em um mercado que é repleto de mulheres com habilidades ímpares, mas que ainda lutam por protagonismo.

E é por meio deste insight que a marca dá continuidade à sua trajetória de apoio à arte feminina com o lançamento da coleção Arte Conecta, com uma curadoria plural que engloba diferentes saberes, técnicas e regiões do Brasil, convidando as artistas Juliana FervoNaíma Almeida e Aju Paraguassu para trazem autenticidade e personalidade às novas sandálias – pensadas para criar não apenas conexão com as consumidoras, mas sobretudo promover o acesso da arte feminina em diferentes formas, fomentando, assim, uma grande potência: a força da mulher brasileira na arte.

Os esforços da Ipanema para promover o trabalho de mulheres artistas no Brasil vem de uma longa jornada que se iniciou em 2018 e vem se consolidando a cada novo projeto. Neste ano, foi a vez de unir forças com o Instagrafite por meio da parceria na iniciativa Women on Walls (WOW), um programa completo de capacitação e profissionalização exclusivo para mulheres com a formação de 60 novas artistas para o mercado. Elas participaram de um circuito de aulas, aconselhamentos e mentorias com articuladoras reconhecidas da arte global. O projeto foi todo personalizado para as participantes, mas as 23 aulas ministradas estão abertas para qualquer artista assistir, através do canal no YouTube. O WOW Ipanema 2021 tem como objetivo incentivar a equidade de gêneros no mercado artístico e refletir sobre a subjetividade da mulher na arte contemporânea urbana.

“A parceria com a Ipanema foi o perfeito match na realização do WOW 2021. Nossa relação foi construída sob a sensibilidade de um time que é composto por mulheres e sabe da importância em darmos visibilidade às artistas que ainda não são prioridade por muitos projetos, marcas e instituições. Com esta iniciativa, Ipanema amplia seu legado para além da contratação de artistas e tem como contribuição a formação de diversas novas mulheres, do Brasil e do mundo, que irão brilhar no mercado da arte após toda capacitação e amparo que oferecemos. É uma verdadeira alegria e satisfação fazer parceria com marcas assim, que transformam de forma genuína e positiva as vidas de muitas mulheres.” Marina Bortoluzzi, curadora de arte, co-fundadora do Instagrafite e idealizadora do WOW.

Neste sentido, Arte Conecta tem um propósito claro: traduzir o poder dessas artistas e promover conexões reais entre a mulher que faz a arte, com aquela que veste as sandálias. A coleção conta com dois modelos: a clássica sandália de dedos envolvente, desta vez extrapola suas bordas com suas estampas que se distribuem por todo o solado; a Urban Arte Conecta, novidade no portfólio da marca, une conforto e informação de moda por meio de sua tira central mais larga e impactante, diretamente do streetwear. A cartela de cores traz tons vibrantes e divertidos, conferindo um astral super positivo para a coleção. As sandálias podem ser encontradas entre as numerações 33/34 e 39/40 com valores de R$34,99 e R$39,99.

 Conheça as artistas e os detalhes da coleção:

Ipanema Arte Conecta + Juliana Fervo

Sandálias Ipanema Arte Conecta + Juliana Fervo. Créditos: divulgação.

Juliana Fervo, pernambucana e moradora do Rio de Janeiro, é autodidata e iniciou muito cedo seu trabalho no universo artístico. O que começou como uma brincadeira com lápis de cor, se tornou profissão graças a muita dedicação e empenho. Hoje, Juliana é artista plástica, grafiteira e ilustradora. Dona de uma identidade própria e um estilo floral característico, suas inspirações vêm tanto da arte urbana, quanto da natureza e da ancestralidade. Tudo isso, é claro, convergiu-se em estampas para Arte Conecta, onde a artista trouxe elementos marcantes, inspirados por um sonho: que mulheres de todo o Brasil pudessem se identificar com sua arte.

“Foi maravilhoso e emocionante poder criar uma estampa para a Ipanema, poder conectar minha arte, minhas cores e inspirações com milhares de mulheres pelo Brasil é uma realização.” Juliana Fervo, artista plástica, grafiteira e ilustradora.

Ipanema Arte Conecta + Naíma Almeida

Sandálias Ipanema Arte Conecta + Naíma Almeida. Créditos: divulgação.

Naíma Almeida é uma artista gráfica paulistana que enxerga o design como uma trama onde as áreas criativas se entrelaçam. Sempre extrapolando os limites entre o design e a arte, o analógico e o digital, Naíma aprecia o fluxo livre entre todas essas áreas e transmite essa explosão ousada, gráfica e colorida para os novos modelos das sandálias Ipanema, com cores vivas e padronagens cheia de vida. Sua estampa tem como principal inspiração os biomas brasileiros, trazendo essa grande mistura para formar uma composição completa e que pudesse representar diversas regiões do país. Naíma deseja que suas estampas sejam pequenas alegrias no dia de cada mulher, podendo transformar momentos com essa união de cores.

“Ter a oportunidade de estampar uma sandália da Ipanema conecta muito com o que eu gosto de fazer, que é sempre testar esses outros suportes para minha arte, eu gosto muito de variar neste sentido e de testar materiais e cocriar com a marca foi uma experiência muito positiva e um processo com muita liberdade” Naíma Almeida – Artista gráfica

Ipanema Arte Conecta + Aju Paraguassu

Sandálias Ipanema Arte Conecta + Aju Paraguassu. Créditos: divulgação.

Baiana da Chapada Diamantina, Aju Paraguassu é uma “mensageira visual”, como ela mesma se intitula. Vive uma união entre arte e design, buscando sempre em seus trabalhos trazer representações potentes de suas vivências. E na coleção Arte Conecta, a inspiração não poderia ser diferente: Aju explorou a cosmovisão Afro-Indigena e trouxe conexões super emocionais e familiares para suas estampas. Entre as inspirações estão os escalda-pés pensados nas águas no Rio Paraguassu, local onde cresceu e que carrega em seu nome como forma de honrá-lo, mas também uma homenagem à sua avó que também carrega esse nome. As estampas também contam com inspirações que vêm do chão de terra da casa de sua mãe, para onde volta sempre que precisa se refazer e se conectar com suas origens. Por isso, para Aju, o intuito dessa coleção foi poder trazer toda essa energia para os pés e para a vida de tantas mulheres pelo Brasil.

“No processo de criação das estampas para Ipanema o que fez toda diferença para mim, a marca me convidou para um trabalho autoral. Pude explorar o meu trabalho individual enquanto mensageira visual , aquilo que eu desenvolvo me livrando da expectativa do outro, algo que é muito mais interno do que externo, é uma oportunidade de fruir. ” Aju Paraguassu – Mensageira Visual.

Para saber mais sobre o WOW Ipanema 2021 e assistir as aulas, acesse: wowinstagrafite2021.com

Para conhecer mais sobre a coleção Ipanema Arte Conecta, acesse o link para download das imagens (créditos: divulgação)

E-commerce oficial da Ipanema: https://www.sandaliasipanema.com.br

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar