Área de serviço: Incepa ensina como deixá-la funcional, independentemente do seu tamanho

Houve um tempo, em um passado não muito distante, que a área de serviço era o cômodo com menos atenção em projetos. Até que a pandemia chegou e a forma com que higienizávamos nossas casas, sapatos e peças de roupas teve que ser repensada, principalmente ao voltar da rua. Isso fez com que os profissionais de arquitetura e moradores passassem a dar mais atenção a este espaço da casa que é tão importante e tem ganhado mais visibilidade e relevância diante da nova realidade em que vivemos.

Incepa, marca brasileira especialista em louças e metais, que desde sempre trata ambientes como cozinhasbanheiros e lavanderias com importância ímpar, reuniu uma série de dicas para ajudar a planejar o ambiente de forma funcional, independentemente do tamanho da área de serviço, seja ela em uma espaçosa casa ou um pequeno apartamento. Acompanhe o que fazer:

1.      Medição: conhecendo o espaço disponível

Se existe um ponto importante e que deve ser levado em consideração em áreas destinadas aos afazeres domésticos, seja para lavar as roupas, acomodar as que serão passadas ou guardar produtos de limpeza, é a praticidade. Um erro muito comum ao projetar espaços como este é não fazer a devida medição da área.

Quando isso não acontece, o morador paga o erro das escolhas erradas: máquinas de lavar com medidas acima da área disponível, tanques pequenos ou grandes demais e falta de circulação. Por isso, o primeiro passo é avaliar espaço e decidir os itens que farão parte do cômodo.

Em linhas gerais, a área de serviço deve contar com máquina de lavar, tanque e, pelo menos, 50 cm de circulação. Segundo o novo Código de Obras e Edificações (COE 2017) é preciso “conter” um círculo de diâmetro de 90 cm, ou seja, deve ser possível desenhar um círculo no piso com essa medida.

2.      Tanque: tradição e cuidado que nunca saem de linha


Por mais que a tecnologia das máquinas resolvam nossas vidas, sabemos que alguns itens que precisam do cuidado manual. Passe o tempo que passar, o tanque será sempre um item indispensável dentro da área de serviço.Áreas de serviços maiores comportam Tanques como este M, da Incepa | Foto: divulgação Incepa

Os modelos feitos em louça sanitária garantem maior durabilidade e resistência, além de oferecer facilidade para limpeza. A Incepa conta com quatro tamanhos capazes de se adequar com perfeição às mais variadas proporções das casas brasileiras.

Tanque GG

Foto: divulgação Incepa

Indicado para famílias numerosas e lavanderias com metragem generosa, o tanque GG tem capacidade para até 47 litros. Conta com largura de 65,5 cm, 56,5 cm de profundidade e 84 cm de altura (contando a coluna de apoio imprescindível para instalação).

·        Tanque G

Foto: divulgação Incepa

Dispondo de 38 litros de capacidade, 60 cm de largura, 52 cm de profundidade e 84,5 cm de altura, o tanque G modelo também é indicado para áreas de serviço maiores. Outra característica dele é a bancada lateral para a instalação da torneira. O modelo também exige a instalação da coluna de apoio

·        Tanque M

Foto: divulgação Incepa

Com capacidade para até 31 litros, o modelo M da Incepa é indicado para moradas com até três moradores. Este modelo tem 54,5 cm de largura, 48,5 cm de profundidade e 82 cm de altura, este modelo também precisa de coluna de apoio.

Tanque P

Foto: divulgação Incepa

Além do tamanho enxuto, a instalação de forma suspensa torna o tanque P a opção certa para lavanderias compactas, já que permite o aproveitamento do espaço destinado à coluna de apoio para instalação de gabinetes. O modelo tem 53 cm de largura, 37,5 de profundidade e 20 litros de capacidade.

Tanque PP

Foto: divulgação Incepa

O menor dos modelos disponível no catálogo da Incepa tem 27,50 cm de altura, 40,5 cm de largura, 39 cm de profundidade e comporta 7 litros de capacidade. A instalação suspensa permite utilizar a parte inferior para posicionar um gabinete. É ideal para os estúdios, lofts e apartamentos pequenos que ganham cada vez mais força no mercado imobiliário.

Para a instalação, é importante lembrar que, independentemente do tamanho da louça escolhida, a instalação deve ser executada com altura entre 80 a 90 cm.

 

3.      Metais: escolhendo a torneira ideal para cada tipo de uso

 

Tanque PP com gabinete para acomodar os itens de limpeza | Foto: divulgação Incepa

Outros itens de extrema relevância para a área de serviço por serem responsáveis pelas saídas de água são os metais, mais necessariamente as torneiras, que acompanham os tanques em dois modelos: parede e bica alta. O modelo de parede deve ser instalado a 30 cm de altura em relação ao tanque. Caso não tenha outra saída de água na lavanderia, prefira o modelo com saída para máquina de lavar roupas, assim não utilizará a saída de água convencional da torneira.

Produzida com cromo a torneira com dupla camada de proteção Avant proporciona maior resistência à corrosão, aliada a mais brilho e maior durabilidade | Foto: divulgação Incepa

Sofisticada, a torneira de mesa Suíte com arejador articulado, é funcional para tanques com mesa para metais. O volante em formato alavanca garante conforto para o uso | Foto: divulgação Incepa

Aos que preferem instalar água quente na área de serviço, o modelo monocomando First é o recomendado. Assim como o Suíte, ele também é indicado para os tanques com mesa para metais | Foto: divulgação Incepa

4.      Móveis: mais praticidade e charme às áreas de serviço

Para finalizar nossa lista, não podemos deixar de falar da organização, um item primordial para todos os ambientes da casa, mas que nas áreas de serviço ganha um peso especial.

Em seu catálogo, a Incepa oferece o Gabinete para o tanque PP com 75 cm de altura, 38 cm de largura e 39 de profundidade. Produzido em MDP para garantir maior durabilidade à peça, a peça é essencial para otimizar o espaço em lavanderias pequenas de apartamentos e casas menores.

A instalação do gabinete deve ser feita a 45 cm do tanque para garantir conforto aos moradores. Com relação à profundidade, a recomendação deve ser entre 30 a 35 cm | Foto: divulgação Incepa.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar