Piercing na língua: profissional fala sobre cuidados que adolescentes devem ter ao colocar o acessório

Cada vez mais jovens e adultos, homens e mulheres adotam o piercing como acessório. Seja pela moda, inspirados em uma celebridade ou para demonstrar sua personalidade, o uso do adorno cresceu nos últimos anos. Porém, é preciso ficar atento a alguns cuidados, principalmente quando ele é colocado em partes mais sensíveis do corpo, como a língua. Questões como o material que o brinco foi produzido e a higiene bucal são fundamentais. Uma pesquisa feita com universitários em Nova York apontou que 16% das alunas e 4% dos alunos têm um brinco colocando na língua.

De acordo com a dentista Mariana Furtado, quando o piercing for posto na região da língua é preciso ter muita atenção. “Os tecidos da boca são extremamente sensíveis. Por isso, a higienização do local é fundamental para que problemas não apareçam. Por exemplo, nas primeiras semanas, é necessário limpar a área, no mínimo, três vezes ao dia e após as refeições”, afirma. A profissional alerta que todas as precauções são para a cicatrização da língua. “Primeiro, lave bem as mãos para evitar a transferência de germes para a boca. Em seguida, escove os dentes normalmente com uma escova macia. Limpe tanto o lugar como também a parte superior e inferior do adereço. Por fim, lave com água e depois use um enxaguante bucal sem álcool”.

Todos os cuidados apontados por Mariana são para evitar problemas como infecções, sangramentos, dor, inchaço, danificação dos dentes, ferimentos na gengiva, aumento da produção de saliva e endocardite – inflamação das válvulas e dos tecidos cardíacos. A dentista alerta que alguns produtos podem ser aliados nesse período. “Para a cicatrização, uma boa dica é o antisséptico bucal Purple Diamond que deixa tanto a língua como a boca higienizada. O produto é zero álcool e contribui na remoção de germes que causam doenças, como a placa bacteriana e a gengivite. No caso de quem colocou o piercing e ainda não cicatrizou, a melhor opção é usar um enxaguante pós-cirúrgico como o Clinexidin que conta com compostos cicatrizantes e antibacterianos”, completa.

Vinicius Alves de Souza, 26 anos, de São Paulo, usa o acessório na língua há um ano. “Por ser uma área onde não pode passar nada para a cicatrização,  fazia a escovação normal e a para higienização utilizava enxaguante bucal e uso até hoje”, afirma.

Mariana chama a atenção para uma terceira situação que é quando a pessoa que colocou o piercing precisa fazer a higiene longe de casa. “Neste caso, indico que use o Spray Extreme Ice. O produto tem fórmula que elimina até 99,9% dos germes e deixa o hálito fresco a qualquer momento do dia”.

As três indicações da dentista estão no portfólio de produtos da Dentalclean, empresa 100% brasileira de saúde bucal. Há 26 anos no mercado e com quase mil colaboradores, possui uma fábrica de 7mil m2, onde produz três linhas: adulto, infantil e profissional. A empresa está entre as cinco maiores no ranking brasileiro de saúde bucal, de acordo com a Nielsen. Está presente em 30 mil pontos de vendas, nas cinco regiões do País. Possui um Centro de Pesquisa e Inovação, desde 2018, no qual desenvolve soluções para prevenção e apoio ao tratamento de doenças bucais promovendo melhores condições e mais qualidade de vida a todos os indivíduos. Outras informações no site www.dentalclean.com.br.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar