Três dicas que você precisa saber antes de fazer uma alectomia

A alectomia é a cirurgia plástica de nariz, que utiliza uma técnica para diminuir a base alar nasal. O procedimento estético é realizado em pacientes que estão insatisfeitos com a sua aparência. O que ocorre, muitas vezes, é a realização deste procedimento por profissionais sem o conhecimento técnico necessário.

“O que vemos nos consultórios, são pessoas que não conseguem sequer respirar por conta de cirurgias mal realizadas. Esse procedimento não deve ser banalizado. A cicatriz é definitiva e a cirurgia reconstrutora é difícil, amenizando o erro, mas nem sempre chegando ao objetivo primário do paciente”, afirma o cirurgião plástico Dr. Fernando Nakamura, Regente do Capítulo de Rinologia da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

“A cirurgia plástica em si, tem um pouco de modismo. Acredito que essa seja a bola da vez, a chamada rinomodelação definitiva. A meu ver, isso é um marketing feito para atrair clientes, com a promessa de algo “simples” e “definitivo” que inclusive, pode gerar danos irreversíveis para a população”, afirma o especialista. Para elucidar dúvidas e questões, o Nakamura aponta três informações que você precisa saber antes de optar por este procedimento.

Definitivo

O primeiro ponto, está no nome do procedimento. Contudo, na maioria das vezes, só é pensado após a cirurgia realizada. “Este procedimento, a rinomodelação definitiva, é totalmente irreversível. Se você tirar demais, pode gerar sequelas ao paciente. Por outro lado, quando bem realizado, pode trazer benefícios estéticos sem nenhum prejuízo funcional”, explica o cirurgião.

Rinoplastia

A alectomia faz parte da rinoplastia e na maioria das vezes só a alectomia não resolve a insatisfação do paciente. “Geralmente, o paciente não tem um problema só na asa do nariz. Às vezes o problema está na largura do osso, na projeção do dorso ou na ponta do nariz. Por isso, que a alectomia sozinha, frequentemente não fica boa. Sendo então, fundamental uma avaliação profissional e individualização dos procedimentos necessários para o paciente. A alectomia é a última etapa que fazemos em uma cirurgia do nariz”, pontua o médico.

Profissional

“Quando olhamos uma pessoa bem operada o foco da atenção não pode estar em seu nariz, e sim na beleza e harmonia do rosto como um todo. Então, opte por profissionais que tenham resultados naturais. Os cirurgiões plásticos e otorrinolaringologistas têm uma formação extensa para realizar este tipo de procedimento com segurança”, explica.

O Dr. Nakamura conclui suas orientações e faz um alerta às pessoas que desejam realizar uma alectomia: “Uma avaliação médica é necessária, pois o nariz está no centro da face e procedimentos cirúrgicos nasais são extremamente delicados e muitas vezes complexos com potencial de complicações irreversíveis se mal realizados “.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar