Saiba o que é miomectomia histeroscópica

Miomectomia é o nome da cirurgia de retirada dos miomas, enquanto a histeroscópica é uma das técnicas utilizadas para a retirada dos miomas quando eles estão por dentro da cavidade uterina.

Segundo o Dr. Alexandre Silva e Silva, especialista em ginecologia minimamente invasiva e cirurgia robótica, este tipo de procedimento pode ser feito através da via vaginal. Para isto, o cirurgião introduz um instrumento chamado histeroscópio por meio do canal vaginal, sem a necessidade de cortes, por onde é retirado o mioma.

“Essa cirurgia é realizada sob anestesia, em ambiente hospitalar e não está recomendada para todos os tipos de mioma. É preciso uma avaliação do cirurgião que, na individualização do caso, consegue informar a paciente se ela está apta ou não para o procedimento”, explica o doutor.

Geralmente a recuperação é rápida e a paciente pode ter alta em até 6 horas após o procedimento e voltar às suas atividades normais em cerca de 3 a 4 dias.
De acordo com o Dr. essa é um das cirurgias ginecológicas com menos restrições no pós-operatório, sem a necessidade de alimentação ou cuidados especiais. Um pequeno sangramento nos 14 dias que seguem a cirurgia pode ser esperado, mas com o passar dos dias ele vai diminuindo até sumir completamente.

Sobre o Doutor Alexandre Silva e Silva
Dr. Alexandre Silva e Silva, se formou em 1995 na Faculdade de Ciências Médicas de Santos em medicina. Sua especialização é em Cirurgia Minimamente Invasiva e Cirurgia Robótica. Além disso, possui certificação em cirurgia robótica em 2007 no Hospital Metodista de Houston. Certificação em cirurgia robótica single site em 2016 em Atlanta. É mestre em ciências pela Universidade de São Paulo em 2019 e foi pioneiro em cirurgia minimamente invasiva a partir do ano de 1998. E dá aulas de vídeo cirurgia desde então. Referência em vídeo-laparoscopia e cirurgia robótica.
Fotos de Dr. Alexandre Silva e Silva / créditos: Arquivo Pessoal
Demais imagens / créditos: FreePik | Divulgação

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar