Noite do fondue: 15 dicas para servir com estilo

Pensando em uma refeição que combine com o clima frio? A cara do inverno, o fondue é uma excelente pedida para um jantar a dois ou uma noite descontraída entre amigos. Hoje é considerado um prato refinado, mas a origem dele é bem modesta.

A palavra fondue vem do francês antigo fondre, que quer dizer fundir, derreter. Mesmo com um nome francês, o prato foi inventado na região dos alpes suíços, grande produtora de leite e queijos. Apesar da unanimidade sobre o local, o período da invenção tem duas versões, com séculos de distância.

A primeira versão indica que teria sido criado no século XVIII, quando, durante um longo inverno, os produtores ficaram isolados e não puderam vender seus queijos. Para não perder a produção, criaram outra forma de consumí-los

Assim passaram a derreter os queijos e adicionar uma bebida alcoólica feita à base de cereja, chamada kirsch, que ajudava a conservar a massa e evitava o resfriamento rápido e endurecimento. Dessa maneira,  eles podiam mergulhar pedaços de pães no creme de queijo para comer.

Já a segunda versão demonstra um início ainda mais modesto, durante a Segunda Guerra Mundial. Nesse caso, impossibilitados de conseguir alimentos por causa do inverno e dos conflitos, os camponeses produtores de queijo da região usaram as sobras para derreter e comer.

Mas foi só no fim dos anos 1950 que o fondue se popularizou, quando o chefe Conrad Egli passou a servi-lo no restaurante Chalet Suisse, em Nova York, além de uma versão feita com chocolate como sobremesa.

O fato é que o fondue ganhou o mundo e conquistou um lugar especial nos roteiros gastronômicos dos principais destinos de inverno. Mas que tal levar essa experiência para sua casa e fazer uma noite do fondue? Confira 15 dicas de como preparar essa delícia!

1- Escolha bem os utensílios

Para preparar o fondue é preciso escolher utensílios adequados, assim você garante o sabor, a textura e a temperatura ideais. Você pode fazer algumas adaptações, mas é importante dispor de recipientes que conservem o calor para que os molhos estejam sempre quentes.

2- Use uma panela adequada

A preparação do molho é feita previamente e para isso você vai usar uma panela que vai ao fogão convencional. Dependendo do modelo escolhido, a mesma panela pode ser usada para servir, ou você pode transferir para outro recipiente que vai manter a temperatura.

3- Escolha um fogareiro

Um item fundamental para o fondue é o fogareiro, pois sua função é manter o creme aquecido e impedir que perca sua consistência. É sobre ele que vai ficar a panela com o molho. Os modelos podem usar álcool ou gás como combustível, também existem versões elétricas ou que utilizam velas.

4- Não esqueça dos garfos!

Como os acompanhamentos do fondue são mergulhados em molhos quentes, você deve utilizar garfos longos, parecidos com espetos. Cada pessoa utiliza seu próprio garfo para comer e você pode comprar ou alugar o kit completo com a panela e fogareiro, ou separadamente.

5- O que colocar na mesa?

Na hora de servir, deixe expostos os molhos e os acompanhamentos. Separe as porções e fique atento para que cada item escolhido seja cortado do tamanho de uma mordida, em cubos ou fatias.

6- Como decorar?

Para a decoração use a criatividade! Você pode escolher velas para uma iluminação mais romântica, usar flores ou sousplats de madeira para um toque mais rústico. Solte a imaginação e dê um toque personalizado ao seu jantar.

7- Decida quais tipos de fondue fazer

Embora os tipos mais tradicionais sejam o de queijo e o de chocolate, também existem outras opções de fondue doces e salgados. Escolha os seus favoritos e os acompanhamentos ideais para eles. Você pode optar por um tipo salgado e um doce, para servir como sobremesa.

8- Faça um fondue de queijo

Para preparar o fondue mais clássico escolha queijos de média maturação, como Gouda, Gruyére e Emmental. Derreta o queijo e acrescente vinho branco. Para dar um toque mais aromático, passe um dente de alho no fundo da panela antes do preparo. Os acompanhamentos podem ser:

  • Batatas

  • Mini tomates

  • Pães em cubos (ciabatta, por exemplo)

  • Brócolis

  • Cenoura

  • Carnes

  • Goiabada

9- Faça um fondue de carne

Outra alternativa para o fondue salgado é usar a carne, de preferência filé mignon ou contra-filé, cortados em tiras. Sirva com diferentes opções de molhos, como tártaro, de alho e rosé. Além da carne vermelha, você pode optar por frango ou camarão.

10- Faça um fondue de chocolate

O delicioso fondue de chocolate pode ser feito na versão ao leite, meio amargo ou branco. Basta derreter o chocolate da sua preferência com creme de leite. As sugestões de acompanhamento podem incluir:

  • Morango

  • Uva

  • Kiwi

  • Marshmallow

  • Biscoitos tipo wafer

11- Varie com o fondue de doce de leite

Outra opção doce é utilizar doce de leite cremoso. Você pode usar os mesmos acompanhamentos do fondue de chocolate e também acrescentar cubos de queijo branco, como o queijo minas.

12- Considere fazer o fondue de leite ninho

Uma outra alternativa saborosa é fazer um brigadeiro de leite ninho com leite condensado, creme de leite e leite em pó, deixando em uma consistência cremosa. Use seus acompanhamentos favoritos, como os sugeridos acima. Você também pode acrescentar brigadeiros de chocolate.

13- Escolha os vinhos para acompanhar o fondue salgado

Para harmonizar, escolha o vinho de acordo com o tipo de fondue. Se fizer uma opção com carne, escolha um vinho tintos de corpo leve, como os elaborados com a uva Pinot NoirCom frutos do mar prefira um vinho Sauvignon Blanc. Para combinar com o fondue de queijo, o ideal são vinhos brancos elaborados com a uva Chardonnay,

14- Escolha os vinhos para acompanhar o fondue doce

Já para harmonizar com os fondues doces, opte por um bom vinho do Porto.ir.

15- Você pode ampliar as opções

Adapte as opções de acordo com suas preferências. Se você não come glúten, pode cortar os pães e biscoitos ou substituir, do mesmo modo os intolerantes a lactose podem adaptar os ingredientes. Mesmo os veganos podem encontrar formas de substituição  para não perder essas delícias.

Agora você tem tudo que precisa para fazer uma noite do fondue maravilhosa e aproveitar o inverno com essa receita perfeita para aquecer nos dias mais frios sem precisar sair de casa!

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar