Você já provou alho pelos pés? Sim, isso é possível

O ser humano é repleto de curiosidades e novidades. Você sabia que uma delas é que é possível sentir o sabor do alho através dos pés? Sim, é possível! O PhD, neurocientista, neuropsicólogo e biólogo Fabiano de Abreu explica como isso é possível.

Mas, antes de sair pisando no primeiro alho que estiver à sua frente, faça o seguinte procedimento: Pegue um dente de alho e parta-o em partes. Em seguida, coloque-o em um saco de lixo. Depois, ponha os pés no saco. Aí acontece a “mágica”, conta Fabiano: “Mantenha os alhos cortados nos pés descalços embrulhados por saco e amarrados no tornozelo para que o cheiro não chegue nas narinas, esfregue os pés, dedos dos pés nos alhos cortados e aguarde para sentir o sabor”.

Mas o que explica isso? O neurocientista explica que “as moléculas relacionadas ao cheiro do alho, chamadas alicinas, que tem função hipotensora ajudando a melhorar a pressão arterial, tem uma fórmula molecular que facilita a penetração na pele, entram na corrente sanguínea e chegam nas células gustativas presentes na língua”.

Além disso, “o cérebro combina a contribuição do paladar e do olfato para criar a sensação de sabor multimodal. Células de sabor respondem a moléculas odoríferas. Por isso, sentimos o gosto do alho ao tocá-los com os pés abafados, para o odor não atrapalhar a sensação”, destaca Fabiano. Gostou da experiência? Ela já foi tema de artigo científico, como pode-se ver acessar aqui.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar