Baixas temperaturas e tempo seco podem afetar a saúde dos pets

Nesta época do ano, marcada por quedas bruscas de temperatura e baixa umidade do ar, é preciso que os tutores redobrem os cuidados com a saúde dos animais. O clima pode levar ao aumento da incidência de doenças respiratórias, como a gripe, ou ainda de problemas oftalmológicos, como as conjuntivites, além de doenças articulares e infecções urinárias. Os tutores devem ficar atentos aos sinais de mudança no comportamento dos pets e adotar medidas preventivas.

O alerta vale para os tutores de animais de todas as idades, mas em especial os de pets idosos. Com o avanço da medicina veterinária e o estreitamento da relação entre humanos e pets, os animais têm vivido muito mais tempo e, consequentemente, houve aumento da casuística das doenças relacionadas à idade. O envelhecimento é um processo que acompanha uma série de eventos, como perda de massa muscular, disfunções cognitivas, alterações osteoarticulares e algumas delas podem manifestar piora com os dias mais frios do ano. Além dos animais idosos, outros grupos que merecem cuidados redobrados são os pets de pelos mais curtos ou até mesmo aqueles que não têm pelos.

Problemas respiratórios – “Normalmente, os quadros de problemas respiratórios são causados por vírus ou bactérias e os sintomas são semelhantes aos de qualquer resfriado: tosse, espirros, febre e falta de apetite. São chamados de tosse dos canis ou traqueobronquite infecciosa canina”, explica Camila Camalionte, gerente técnica da área de Pet Health da Elanco Saúde Animal. Essas doenças podem ser causadas por vírus e bactérias comuns em cães, como por exemplo o vírus da parainfluenza canina, Adenovírus canino tipo 2, Bordetella bronchiseptica, Mycoplasma, entre outros. 

Para a prevenção, recomenda-se seguir o protocolo de vacinação, evitar, na medida do possível, que os pets fiquem em grupos, além de oferecer um local protegido para que o animal possa se abrigar, em especial para aqueles que dormem fora de casa.

As estações mais secas também predispõem a desconfortos relacionados aos olhos dos animais. Isso ocorre porque há um aumento da evaporação da lágrima nessas condições, o que colabora para o ressecamento dos olhos, deixando-os mais suscetíveis a desconforto ocular, olho vermelho, secreções, prurido ocular e autotraumatismo ocular.  É importante, portanto, manter a higiene da região dos olhos em dia e, com a orientação do médico-veterinário, utilizar lubrificantes oftálmicos para mantê-los hidratados e protegidos nesses períodos.

Doenças articulares – já em relação à ocorrência das doenças articulares, os quadros se acentuam no período em que as temperaturas caem. Com o frio, a musculatura se torna mais rígida e a circulação sanguínea e a oxigenação ficam comprometidas, o que gera agravamento nos casos de artrose e artrite. Além disso, em dias mais frios os animais tendem a se movimentar e se exercitar menos.

“Por isso é importante que o tutor fique atento a sinais como dificuldade de locomoção, sensibilidade ao ser palpado ou escovado, dificuldade em encontrar posição para deitar-se e dormir, claudicação e sinais que indiquem dor e desconforto. Sempre procurar seu veterinário de confiança ao notar qualquer alteração no comportamento do animal”, aponta Camila.

A profissional também alerta sobre a importância de manter uma frequência diária de atividades físicas leves a moderadas, respeitando as orientações do médico-veterinário. É recomendável evitar subidas e terrenos irregulares, monitorar o local de trânsito do animal para evitar quedas, checar se o piso é escorregadio e se certificar que o pet esteja bem acomodado e protegido ao repousar. Com o frio, é comum que animais que ficam nas áreas externas da residência do tutor, procurem se esconder em locais muitas vezes perigosos, aumentando os riscos de acidentes.

Para o tratamento de quadros de dor e inflamação associados à osteoartrite em cães, Camila recomenda o GalliprantTM, medicamento administrado por via oral, uma vez ao dia. GalliprantTM é o primeiro da classe dos piprants, apresenta um novo e exclusivo modo de ação, é um antagonista seletivo do receptor da prostaglandina E2, o receptor EP4. O receptor EP4 é o responsável primário por mediar a dor e a inflamação associadas à osteoartrite canina. Foi desenvolvido para levar bem-estar para cães portadores de osteoartrite de uma forma segura e eficaz, preservando a manutenção das funções gastrointestinal, renal e hepática. Sua prescrição é recomendada para curto, médio e longo prazo, sem riscos conhecidos para a saúde do animal.

Já para os gatos, a sugestão é o OnsiorTM Gatos que auxilia os tutores no tratamento e alívio da dor e da inflamação relacionadas à osteoartrite, associadas às cirurgias de tecidos moles e cirurgias ortopédicas.

Infecções urinárias – entre as enfermidades mais comuns nesse período também estão as infecções urinárias. Nessa época, os animais diminuem muito a ingestão de água, se movimentam menos e acabam por reter urina, o que acarreta problemas no trato urinário inferior, predispondo, por exemplo, a infecções bacterianas de urina. Gatos com alterações do trato urinário inferior podem apresentar dor e dificuldade ao urinar, além de mudança de comportamento de micção.

Para prevenção dessa enfermidade, o ideal é estimular o pet a consumir água ou fornecer alimentos úmidos, como sachês, para aumentar a ingestão hídrica e levar o animal ao veterinário imediatamente ao notar qualquer mudança no comportamento.

“Antibióticos como Baytril® e Veraflox® são recomendados para o tratamento de infecções urinárias”, destaca Camila. “Lembramos que o tratamento adequado deverá ser recomendado pelo médico-veterinário que acompanha o animal”, afirma.

“Sabemos o quanto os animais de companhia são fundamentais para o bem-estar das pessoas e é nosso compromisso possibilitar que esses animais tenham cada vez mais saúde, vivendo uma vida plena ao lado de seus tutores. Este é um dos principais compromissos da Elanco e por isso a companhia investe constantemente em novas soluções ou no aprimoramento das soluções já existentes em seu portfólio”, finaliza, Camila.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar