Em incentivo ao aleitamento materno, Instituto Ery promove 1º Simpósio “O surpreendente leite humano”

Qual o melhor alimento para o bebê? Muito provavelmente, a resposta para esta pergunta será: o leite materno. Debater sobre esta temática com especialistas, levar informações atualizadas e seguras às mães e suas famílias, bem como às profissionais que atuam como consultoras de amamentação, são algumas das propostas do 1º Simpósio “O surpreendente leite humano”, promovido pelo Instituto Ery. O evento on-line será realizado no dia 20 de julho (terça-feira), às 19h30, no canal no YouTube (https://bit.ly/3ehZmea) e marca o lançamento da entidade e início de suas atividades.

“O Instituto Ery nasceu com o propósito de estruturar e compartilhar conhecimento sobre a amamentação e saúde materno-infantil. Por isso a iniciativa deste Simpósio que marcará o início de nossos trabalhos”, explica a fundadora do Instituto Ery, Honorina de Almeida – Dra. Nina, que também é médica pediatra.

O evento vai abordar os temas “Composição do Leite Humano”, “A Epigenética do Leite Humano” e “Microbioma e HMO (oligossacarídeos do leite humano)”, com a participação dos palestrantes: Dra. Keiko Miyasaki Teruya (especialista em aleitamento materno e coordenadora da Rede de Amamentação da Costa da Mata Atlântica, membro do Departamento de Aleitamento Materno da SpSp), Dr. João Aprígio Guerra de Almeida (Coordenador da Rede Global de Bancos de Leite Humano, chefe do Centro de Referência Nacional para Bancos de Leite Humano do Brasil, professor da Fundação Oswaldo Cruz/Instituto Fernandes Figueira e Instituto de Informação Científica e Tecnológica) e Dra. Marisa da Matta Aprile (professora colaboradora da disciplina de Pediatria da FMABC, avaliadora do IHAC, membro do Departamento de Aleitamento Materno da SpSp). A moderação será feita pela Dra. Sônia Isoyama Venâncio (pesquisadora e vice-diretora do Instituto de Saúde da SES/São Paulo, docente na pós-graduação em Nutrição em Saúde Pública da USP).

“Não nos resta dúvida sobre a qualidade do leite humano para o bebê e temos como missão empunhar essa bandeira. Sabemos que é composto por uma grande variedade de substâncias importantes para a nutrição, para o desenvolvimento do sistema imunológico e neurológico infantil. O leite materno é fundamental para o desenvolvimento de um microbioma saudável com grande impacto ao longo da vida do bebê e queremos levar informação de qualidade ao maior número de pessoas possível”, completa Dra. Nina.

Segundo Tiemi Yoshida, fundadora do Instituto Ery e médica pediatra, pode-se dizer que ainda não se sabe tudo sobre o leite humano e, cada vez mais, pesquisas vêm sendo feitas a seu respeito. “Estudos mais recentes discutem os aspectos epigenéticos a serem considerados, o desenvolvimento do microbioma saudável e a importância dos oligossacarídeos. Atualmente nos surpreendemos com esses novos conhecimentos, mas é certo que ainda há muito por vir quando falamos de leite humano”, ressalta a médica pediatra.

As inscrições para o 1º Simpósio “O surpreendente leite humano” já estão abertas e devem ser feitas em: https://www.sympla.com.br/1-simposio-instituto-ery—o-surpreendente-leite-humano__1279513

SERVIÇO:

1º Simpósio “O surpreendente leite humano”
Data: 20/07
Horário: 19h30 às 21h30
Onde: https://bit.ly/3ehZmea

Programação:
19h30 – Abertura
19h40 – “Composição do Leite Humano” – Dra. Keiko Miyasaki Teruya
20h – “A Epigenética do Leite Humano” – Dra. Marisa da Matta Aprile
20h20 –“Microbioma e HMO” – Dr. João Aprígio Guerra de Almeida
20h40 – debate / perguntas e respostas / considerações finais
Coordenação: Honorina de Almeida – Dra. Nina
Moderação: Dra. Sônia Isoyama Venâncio.

Mais informações: www.institutoery.com.br

Nosso Instagram: @institutoery

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar