Busca pelo corpo ideal gera sofrimento, alerta especialista

Influenciadores digitais que abusam dos filtros e retoques nas redes sociais podem ser multados na Noruega. A decisão inédita do parlamento norueguês aprovou uma lei que obriga os profissionais a informarem seguidores sobre fotos alteradas digitalmente. A iniciativa, que recebeu o apoio de influenciadores, busca combater a pressão pelo corpo perfeito entre os mais jovens. De acordo com a psicóloga e psicanalista Caroline Severo, Coordenadora da Residência Terapêutica da Holiste Psiquiatria, a cultura da juventude e do corpo ideal sempre acaba gerando sofrimento porque o resultado esperado é impossível, alerta.

“As redes sociais influenciam a relação do indivíduo com sua autoimagem. Ser e estar no mundo virtual pode alterar a lógica do reconhecimento e, por vezes, provocar sofrimento já que é visão distorcida que atravessa as relações e exigências com o corpo. A relação da cultura da juventude e do corpo ideal, muitas vezes está pautada em refazer a própria imagem, e não em cuidados ou na reconexão com a autoimagem. Essa busca idealizada gera sofrimento porque é sempre da ordem do impossível”, detalha a especialista.

Contudo, a profissional reforça as redes sociais e os procedimentos para melhorar a imagem não são negativos. Com o aumento da expectativa de vida há, naturalmente, a busca por tratamentos que possam atenuar as marcas do tempo para ajudar as pessoas a lidarem melhor com o envelhecimento. O problema está no excesso, na negação do envelhecimento e dos dados do corpo. “O psicólogo é necessário quando os procedimentos estéticos vão além da reconexão com o corpo, se tornando uma negação do que se vive em nome de uma idealização”.

Dúvidas sobre Saúde Mental e Autoestima

De acordo com a Comscore, o Brasil é o país que mais está conectado nas redes sociais em toda a América Latina. Cerca de 88% da população acessa o Facebook, Twitter, Instagram, entre outros. Por isso, o tema “Saúde Mental na Era do Culto à Imagem” gera cada vez mais dúvidas e questionamentos. Para iniciar um debate sobre o assunto, a Holiste Psiquiatria receberá a psicóloga Caroline Severo e a dermatologista Daniela Menezes para um bate-papo sobre Saúde Mental e Autoimagem.

O evento virtual e gratuito será transmitido ao vivo no Instagram da Holiste Psiquiatria (@holistepsiquiatria) nesta quarta-feira (14) às 19h30. As especialistas vão abordar as principais consequências e tratamentos possíveis, além de ouvir o público e orientar sobre o tema. Para mais informações acesse:  https://holiste.com.br/

SERVIÇO
O que: Live da Holiste
Tema: Saúde Mental e Autoimagem
Quando: 14 de julho (quarta-feira), às 19h30
Onde: Instagram (@holistepsiquiatria)

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar