O coronavírus e a doença periodontal

Na literatura e na experiência, todos sabemos que o acúmulo de tártaro nas gengivas e a falta de uma higienização rotineira dos dentes abrem espaço para infecções. Bactérias se proliferam na região bucal rapidamente e há casos não raros de pessoas que morreram por complicações cardíacas, por exemplo, cuja origem deu-se em focos de infecção bucal. Por que seria diferente, em relação ao coronavírus?

Os estudos são preliminares, mas é recorrente entre os pacientes internados com quadros mais graves de infecção pela covid-19, a existência de doença periodontal regular ou acentuada. Claro que o quadro se acentua, se o paciente ficar internado por longo período, o que favorece ainda mais, o agravamento da periodontia.

Culpa das máscaras?

Ninguém duvida da eficácia e da necessidade do uso das máscaras de proteção facial, enquanto a humanidade trava a dura batalha contra a pandemia da covid-19. Porém, depois de mais de um ano escondendo o rosto atrás das máscaras, uma das evidências que salta aos olhos no consultório é a de um certo descaso das pessoas em relação à higiene bucal. Isso mesmo! As pessoas estão deixando de lado os cuidados clássicos que elas tinham antes da pandemia, como usar o fio dental após as refeições, o enxague regular para zelar pelo bom hálito e a regularidade na escovação. Por trás das máscaras, fatores psicológicos como o desânimo, o estresse derivado das pressões decorrentes da pandemia e de conjunturas, por vezes, difíceis, podem ser os ‘aliados’ de uma certa indolência, em relação à higiene bucal.

O problema aí é o tempo que estamos nessa situação e convivendo com essas exigências de proteção. A gente ainda não sabe por quanto tempo teremos de conviver com esses cuidados, mas há um fato inquestionável. Uma hora tudo passa e seus dentes não podem ‘sofrer’ as consequências desses fatores externos por falta daqueles cuidados clássicos, como escovação regular, fio dental e enxaguante.

Alerta

A periodontia, a especialidade odontológica que cuida da saúde gengival, é uma das áreas que será mais demandada, caso você deixe de cuidar de seus dentes como antigamente. Placas de bactérias se acumulam na base da gengiva e ali estará um foco de mau hálito e uma porta aberta para infecções. Sim, é pela boca que muitos vírus e bactérias encontram acesso ao nosso organismo.

Sobre *Dr. Ricardo Denser

Ricardo Denser é coordenador Técnico da R D Odontologia, desde 1985 na área de Odontologia Clinica. Formado pela Universidade Paulista, é professor de Estética dental do Sindicato dos Odontologista de São Paulo (SOESP). Tem especialização em implantes odontológicos e em Ortodontia e Ortopedia dento-facial.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar