Médica anestesista usa a música para aliviar as dores dos colegas na linha de frente

Médicos e demais profissionais da saúde encontram-se exauridos e intimamente ligados à luta contra o COVID 19, e especialmente o médico anestesista, que a população só conhecia por sua atuação em centro cirúrgico, agora  tem sido importante no atendimento a pacientes graves da doença, como por exemplo, no procedimento de intubação. 

 Com isso, alguns médicos procuram alívio para os dias difíceis em atividades paralelas. Em São Paulo, a médica e anestesista Rosa Avilla encontrou na música, um conforto durante a pandemia. Após contrair COVID-19 e ter que lidar com sequelas, a médica compôs uma canção para a Sociedade Brasileira de Anestesiologia, como um alento e incentivo aos médicos que, como ela, estão lutando para diminuir o sofrimento de tanta gente.

O vídeo dessa canção será lançado na próxima semana.

E para realizar um sonho antigo, também lançou Te Seguirò – Rosa Avilla canta David Pasqua, um disco de estreia, autoral, que já está nas plataformas digitais. 

 Para Rosa, “a medicina e a música são artes que curam: a primeira, dos males do corpo, a segunda, da alma. Parece clichê, mas temos estudos científicos mostrando benefícios específicos da música em determinadas áreas da medicina”.

E continua “nesse momento, as pessoas precisam ser acalentadas, e a música pode ser um instrumento para aliviar a dor, uma abstração”.

 A vocação de Rosa para a música foi descoberta aos nove anos de idade em uma Igreja da zona sul da capital paulista, quando começou a cantar nas missas. Estudou canto erudito, mas abandonou a carreira musical quando ingressou na Escola Paulista de Medicina.  Anestesista, é também Mestre em Psiquiatria e Psicologia Clínica pela UNIFESP, é coordenadora do curso de pós graduação em anestesia e com vários projetos de pesquisa ligados ao uso de drogas por populações específicas.

 

 

Para conhecer: https://www.youtube.com/channel/UCjgQVLV-ciE82RE7NiCN7Zg

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar