Ansiedade: como combater o mal do século usando suplementos alimentares

Para ajudar a amenizar os sintomas da ansiedade, o uso de suplementos como Triple Z, Ômega 3, Magnésio e vitaminas do complexo B é indicado

Numa era onde o imediatismo, a carga gigantesca de informações e a necessidade de atualizar-se constantemente predominam, os dias parecem segundos e somos cada vez mais dominados pelo mal do século: a ansiedade.

De acordo com a OMS, o Brasil encontra-se com a maior taxa de pessoas com transtorno de ansiedade do mundo: cerca de 18,6 milhões de indivíduos sofrem com esse mal, ou 9,3% da população que é um número considerável. No mundo, em torno de 264 milhões de pessoas têm essa síndrome. Com a pandemia, infelizmente, esse número vem crescendo, já que não podemos levar nossa vida normalmente e acabamos ficando muito tempo em casa, ociosos e reféns de informações que na maioria das vezes acentua ainda mais estes sintomas.

E como saber se você sofre de ansiedade? Tensão, nervosismo (com ou sem motivo aparente), perda de sono (inclusive, na madrugada), incapacidade de controlar suas preocupações, dificuldade para relaxar, agitação, dificuldade em permanecer sentado ou deitado, irritação constante e medo de que algo horrível possa acontecer são sintomas de ansiedade. Eles podem ser constantes ou esporádicos e é essa frequência que determina o nível do estresse.

Para ajudar a amenizar esses sintomas, estudos indicam alimentação equilibrada, rotina de exercícios físicos, bom descanso e, também, o uso de suplementos, como Triple Z, Ômega 3, Magnésio e vitaminas do complexo B, já que dificilmente conseguimos obter todos esses compostos somente através da alimentação.

Essa suplementação, em conjunto, atua no aumento de um importantíssimo neurotransmissor, denominado “serotonina”, que trabalha diretamente no nosso cérebro, melhorando nosso humor, sono, saúde óssea, cognição e, principalmente, controlando nossa ansiedade.

Dentre os produtos anteriormente mencionados, o Triple Z está associado à melhora do controle sobre o comportamento social em indivíduos que sofrem de distúrbios relacionados a disfunções no funcionamento do neurotransmissor serotonina, que, quando se encontra em níveis baixos, pode levar a quadros de ansiedade e depressão.

Uma das principais substâncias capazes de se transformar em serotonina é o triptofano, um aminoácido encontrado em carnes, ovos e produtos de origem animal. Mas, apenas cerca de 1% dele é convertido em serotonina, então, sua suplementação é importante para atingirmos níveis elevados desse neurotransmissor. Ele está presente no Triple Z e, associado ao ácido fólico e à tirosina, também componentes do suplemento, contribui para regular o sono e o ritmo circadiano, que representa o período de um dia (24 horas) no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos: é o ajuste do relógio biológico, que controla o sono e o apetite.

O Ômega 3, por sua vez, em baixas quantidades no nosso organismo, pode levar a sintomas de ansiedade. Quando conseguimos aumentá-lo no organismo, alcançamos melhora desses sintomas, além de ampliarmos o funcionamento cognitivo, prevenindo doenças neurológicas, como Alzheimer. Esse ácido graxo é encontrado em peixes, castanhas, azeite de oliva, folhas verde escuras, mas, também, sua suplementação, na maioria das vezes, é necessária para atingirmos os valores ideais desse composto em nosso organismo.

Fazer uso de um multivitamínico como o Daily Shape é uma excelente opção para repor as necessidades diárias de vitaminas e minerais, como magnésio e as vitaminas do complexo B.

O magnésio, quando testado em estudos, por meio da suplementação em crianças com transtorno de atenção, promoveu a melhora do quadro de ansiedade e, também, de funções cognitivas. Esse mineral pode ser obtido, pela alimentação, a partir da banana, abacate, uva, castanhas e espinafre. Mas, é na suplementação que se consegue sua forma mais ativa: o magnésio quelado ou dimalato oferece absorção muito maior.

As vitaminas do complexo B também auxiliam na melhora de quadros de declínio cognitivo, assim como reduzem as condições de demência e Alzheimer. Elas são encontradas em alimentos de origem animal, principalmente em vísceras, como fígado e miúdos; e origem vegetal, como frutas, leguminosas, vegetais e folhas. Por essas vitaminas não serem armazenadas em grande quantidade no nosso corpo, torna-se necessária a sua suplementação, através de multivitamínicos. O Daily Shape, exclusividade da Dr. Shape, é um multivitamínico que contém todas as principais vitaminas e minerais em concentração de 100% do valor diário recomendado.

A ansiedade pode ser controlada com boa alimentação, estilo de vida saudável, prática diária de atividade física, meditação e controle emocional. Mas, a suplementação se faz necessária para uma vida mais saudável e repleta de benefícios. A saúde e o bem-estar estão ao alcance de todos, bastando receber a boa orientação de especialistas em suplementação e qualidade de vida!

 

*Amanda Guimarães é nutricionista, franqueada da Dr. Shape em Campo Grande e Dourados (MS). Colaborou com o texto Jovana Pandolfo, estagiária de Nutrição.

A Dr. Shape é a maior rede de suplementos e artigos esportivos da América Latina: www.drshape.com.br.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar