Pesquisa traça perfil das Pin-Ups Brasileiras – Afina Menina – Um Portal para todas Nós

Pesquisa traça perfil das Pin-Ups Brasileiras

Universo Retrô lançou o estudo com foco em moda retrô Pin-UP

O Universo Retrô lançou um novo estudo com foco em moda retrô, que traça o perfil das Pin-Ups Brasileiras. “Quem é a Pin-Up Brasileira?” é a pergunta que a plataforma de conteúdo nostálgico responde em em sua nova pesquisa, para entender o perfil das apaixonadas pelo estilo Pin-up no Brasil. Lançada em formato e-book pelo Retro Lab, projeto exclusivo do portal, a pesquisa de caráter inédito já está disponível para acesso e pode ser baixada gratuitamente no próprio site.

Clique aqui para baixar o e-book “Quem é a Pin-Up Brasileira”

Depois de lançar uma pesquisa que buscava entender “Quem é o Consumidor Nostálgico?”, o portal Universo Retrô lança mais um estudo para entender gostos, hábitos e preferências das mulheres apaixonadas pela estética vintage, com o objetivo de fomentar ainda mais a indústria de moda e entretenimento Pin-up no país.

Foto: Pin-Up Cangaceira / Universo Retrô / Taina Lossehelin

 

Desde que o Universo Retrô foi lançado, há quase 6 anos, o público retrô Pin-up tem sido um dos mais fiéis do portal. Parte dessa relação está relacionada aos conteúdos de história da moda e estilo Pin-up que são abordados com frequência no site, além de participação em eventos e outras produções de conteúdo relacionadas a esse público.

“Nesses anos, muita coisa mudou! Algumas garotas deixaram o estilo de lado, outras se adaptaram para o que melhor combinam com elas, e muitas outras garotas que se identificam com o estilo estão surgindo. Para entender sobre essas mudanças e transformações, decidimos lançar a pesquisa para entender melhor essas transições”, explica Daise Alves, co-fundadora do portal.

Contexto do Estudo

A estética pin-up ficou marcada, principalmente, entre os anos 40 e 50, com modelos e ilustrações que representavam o ideal de beleza da época. De lá para cá, muita coisa mudou. O estilo, que nasceu como arte, virou um verdadeiro símbolo pop de sua época, impulsionado pela publicidade. Depois, passou por um período de declínio, foi resgatado entre os anos 80 e 90 com uma nova roupagem, até ser conquistado pelos ícones pop dos anos 2000 e virar um verdadeiro movimento de empoderamento feminino nos anos seguintes. É a partir daí que, curiosamente, a coisa começa crescer em diversas partes do mundo, inclusive, no Brasil. E aquilo que nasceu como arte começou a ser tratado como uma subcultura ao redor do país e do mundo.

O que encontrar no estudo:

  • Introdução ao Universo das Pin-Ups: Como tudo começou; a arte que ganhou o imaginário masculino, a cultura Pop e a publicidade
  • Quem é a Pin-Up Brasileira: Reunião de dados quantitativos e qualitativos exclusivos do site Universo Retrô sobre o perfil das Pin-Ups brasileiras
  • Sobre estilo Pin-Up: Cabelo, maquiagem, figurino, marcas preferidas e gostos pessoais de brasileiras com estilo retrô
  • Referências das Pin-Ups: No que e em quem se inspiram as mulheres que se consideram Pin-Ups Modernas no Brasil
  • Ainda: Informações completas sobre raça, idade, gênero, região, relacionamentos, poder aquisitivo, escolaridade e muito mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *