A prótese de silicone rompeu. E agora?

Alteração no formato, perda da consistência, assimetria mamária e dor podem ser alguns dos sinais que apontam para o rompimento da prótese de silicone. Porém, muitas vezes a paciente não apresenta sintomas ou sinais clínicos.

Exames como a ultrassonografia e a ressonância magnética podem identificar alteração na integridade da prótese mamária, como a ruptura, nesse caso sendo recomendável retirar o implante o mais breve possível. “Apesar do gel de silicone ser coeso, em alguns casos a ruptura de implante pode ter o silicone extravasado, podendo até migrar para linfonodos da axila, gerando dor e incômodo”, explica Dr. Fernando Amato, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

No explante, cirurgia para retirada do implante, é recomendado que o implante seja retirado em bloco, ou seja, dentro de sua cápsula, para evitar o extravasamento de silicone no campo cirúrgico. “A cápsula é comum de se formar ao redor de qualquer material que tenha sido implantado no corpo. Muitas vezes, sua resseção completa pode ser difícil por estar aderida a músculos e costelas. A reconstrução pode ser feita com ou sem uma nova prótese de silicone e realizada na mesma cirurgia do explante”, comenta Dr. Amato.

Traumas mecânicos, qualidade do implante, desgaste natural e contratura capsular podem ser as causas de ruptura do implante.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar