5 dicas para cuidar da sua saúde mental – Afina Menina – Um Portal para todas Nós

5 dicas para cuidar da sua saúde mental

Por Ricardo Oliveira*

Com a pandemia e o isolamento social, as pessoas tiveram mais tempo para refletir sobre as mudanças na sua trajetória de vida. E para ajudar você a cuidar da sua saúde mental nós organizamos algumas dicas bem fáceis de colocar em prática. Confira:

– Seja realista

Para qualquer atividade que você tem vontade de fazer é preciso adequar as expectativas com a realidade do processo. É preciso levar em consideração as possibilidades que você teve para alcançar as metas e objetivos pretendidos para evitar frustrações.

– Evite o uso de álcool e outras drogas

O consumo de forma abusiva das chamadas substâncias psicoativas (álcool e drogas) aumenta as chances de você desenvolver transtornos mentais.

– Seja sociável

Um dos pontos importantes em manter uma vida saudável, principalmente no quesito da saúde mental, é manter contato direto (e presencial) com pessoas. A interação social é um fator de proteção ao surgimento de transtornos mentais.

  – Cuide do corpo

Se alimente bem e sem exageros de doces, gorduras ou sal e mantenha uma frequência de exercícios físicos. Está comprovado cientificamente que aliar uma alimentação balanceada às atividades físicas é uma medida que ajuda a combater transtornos mentais.

– Durma bem

Situações que levam à privação do sono ou uma má qualidade desse sono podem levar ao surgimento de transtornos mentais. Então, evite usar celular, tablet, computador ou ver televisão, pelo menos, 30 minutos antes de dormir.

Além disso, um local confortável ajuda no descanso. Por fim, a média de horas de sono deve ser de sete horas por dia.

Você já sabe como ter mais saúde mental? Comece por essas dicas!

 

*Ricardo Oliveira é sócio fundador da Lion Saúde e especializado em Direito Securitário para planos de saúde.

Importante
Os textos aqui postados, não refletem necessariamente a opinião do Portal Afina Menina.
Sendo de inteira responsabilidade de seus autores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *