Constipação intestinal: mudança de hábitos que levam à melhor qualidade de vida

A constipação intestinal é um problema de saúde que, apesar de ser mais frequente em mulheres e idosos, também é capaz de impactar a qualidade de vida de homens e das pessoas mais jovens.

Suas causas variam desde alimentação inadequada, pouca atividade física, secundária a outras doenças, até mesmo as de ordem emocional. Outras causas deste problema de saúde incluem a automedicação sem acompanhamento médico e o uso de certos medicamentos, como antidepressivos e opioides.

Em relação aos sintomas, é possível citar poucas evacuações ao longo da semana, um esforço maior para evacuar, a presença de fezes endurecidas e uma sensação de evacuações incompletas.

A maioria dos casos de constipação pode ser tratada com medidas baseadas na mudança de hábitos do dia a dia. Optar por mudanças no estilo de vida e aumentar a ingestão de líquidos é essencial na primeira etapa.

Deve-se considerar beber, no mínimo, dois litros de água por dia. Também é indicada a ingestão de alimentos ricos em fibras, que são responsáveis por ajudar na absorção da água e fazer com que a defecação seja mais facilitada. Outra recomendação é praticar exercícios físicos que possam aumentar a atividade muscular intestinal.

Se não tratada, a constipação pode originar problemas como um fecaloma, que são fezes empedradas, precisando de medidas manuais de remoção. Além disso, podem-se originar fissuras, hemorroidas e sangramento anal.

Nos casos em que as mudanças da dieta e dos hábitos de vida não surtirem resultado, é recomendado procurar um médico, que poderá solicitar exames caso sejam necessários.

Para mais informações sobre os probióticos da marca americana Culturelle ®, acesse o instagram @culturellebrasil ou o site: https://culturelle.com.br/

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar