Mapa do Universo Temático da Obesidade no Brasil será lançado em webinar no dia 08/06, 9h
O Painel Brasileiro da Obesidade (PBO), iniciativa do Instituto Cordial, realizará o webinar de lançamento do Mapa do Universo Temático da Obesidade no Brasil, 08/06, terça, 9h, aberto a todos interessados gratuitamente, com inscrição por este link:
http://bit.ly/pbo-69″O evento apresentará mapeamento das diversas abordagens, redes de atores, consensos, dissensos e conflitos relativos à obesidade no país, assim como propostas de agendas intersetoriais de ação. O documento é fruto do ciclo 2020/2021 da iniciativa e, na ocasião do evento, será aberto o Ciclo 2021/2022, apresentando sua estrutura, objetivos e agenda de trabalhos.
Além do lançamento, o webinar contará com dois painéis: a World Obesity Federation, ACT e a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS) discutirão os desafios intersetoriais da obesidade; e a Abeso, Núcleo de Epidemiologia e Biologia da Nutrição (Nebin/UERJ) e o Laboratório de Vida Ativa (LaVa/UERJ) abordarão os desafios multifatoriais da obesidade.
“Compreendida como doença, condição e fator de risco, a obesidade é complexa e multifatorial, tratada de forma diversa entre atores públicos, privados e sociedade civil, com poucos consensos sobre as melhores estratégias e protocolos para lidar com o tema na saúde pública de forma articulada e intersetorial” diz Luis Fernando Meyer, diretor de operações do Instituto Cordial.
O Painel Brasileiro da Obesidade é uma iniciativa realizada pelo Instituto Cordial em parceria com a World Obesity Federation, Abeso, ACT Promoção da Saúde, Núcleo de Epidemiologia e Biologia da Nutrição da UERJ (Nebin/UERJ) e Laboratório de Vida Ativa do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da UERJ (LaVa/UERJ), que tem como objetivo mapear e compreender os diversos fatores, perspectivas e dados relacionados à obesidade no Brasil, identificando e aproximando nichos e agendas atualmente segregadas que possam vir a atuar em sinergia para futuras estratégias e protocolos integrados. A iniciativa é patrocinada pela Novo Nordisk.