Método Montessoriano na Arquitetura

Antes de começarmos a falar sobre como esse método está influenciando nos projetos, vou falar um pouco sobre a proposta dele.

Você sabe o que é o Método Montessoriano?

Ele é o nome que se dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos idealizado inicialmente por Maria Montessori.

Com ênfase no desenvolvimento infantil, este método parte do princípio de que todas as crianças têm a capacidade de aprender através de um processo que deve ser desenvolvido espontaneamente a partir das experiências efetuadas no ambiente. As crianças devem ser livres para escolherem os materiais, os brinquedos e as ferramentas que preferirem usar em cada etapa de seu crescimento, pois, cada experiência é uma oportunidade de aprendizagem.

O método se baseia em seis pilares: autoeducação, educação cósmica, educação com ciência, ambiente preparado, adulto preparado e criança equilibrada. É importante dizer que todos esses pilares devem funcionar em união, para que a criança consiga se desenvolver por completo e de forma equilibrada.

O ambiente que mais é utilizado para colocar em prática o método é o quarto da criança, onde é proposto a utilização de mobiliários proporcionais a sua escala, mais vale ressaltar que um ambiente como esse deve ser pensado de forma para criança ficar livre porém protegida.

As imagens acima, mostram alguns exemplos de quartos e como podem ver, as camas são baixas, livros e brinquedos estão sempre em uma altura proporcional a altura da criança para que ela consiga alcançar e desenvolver independência e autonomia. A decoração deve ser lúdica, pensada para estimular a criatividade da criança.

Como o quarto montessoriano acompanha o crescimento da criança, com o passar dos anos adaptações podem ser feitas. A decoração do quarto “cresce” junto com ela e vai, aos poucos, se transformando.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar