Inteligência Artificial para Tratamento Capilar chega ao Brasil

O futuro chegou! E com ele a possibilidade de realizar mudanças no modelo de tratamento e transplante capilar por meio da tecnologia com análise de dados para ajudar na tomada de decisão de maneira extremamente precisa. Sempre em busca de inovação e utilizando as tecnologias mais avançadas para gerar maior conforto aos seus pacientes, o renomado especialista em transplante capilar Dr.Thiago Bianco, acaba de receber o HairMetrix, um software associado ao tricoscópio capilar que utiliza inteligência artificial e analisa em tempo real o couro cabeludo gerando informações detalhadas.

A tecnologia processa automaticamente os dados sem a necessidade de incisão ou desconforto do paciente. De forma rápida e precisa, registra a condição dos cabelos antes e depois da execução de procedimentos.  A união dessas tecnologias entrega aos profissionais  o mais avançado sistema de diagnóstico por imagem.

De acordo com o especialista “a clínica recebeu de maneira inédita no país o Tricoscópio Capilar com Inteligência Artificial, o primeiro no mundo que realiza análises e diagnósticos das causas de calvície. Com este aparelho é possível detectar em poucos minutos a causa da perda de cabelos dos pacientes, e ainda diferenciar uma alopécia androgenética (patologia que causa piora se não for tratada e leva até a calvície), do efeito alopécia difusa ou eflúvio telógeno (perda aguda e progressiva do cabelo após doenças crônicas ou febris, estresse emocional ou parto no caso das mulheres, onde o  cabelo se desprende facilmente).

A alopécia difusa ou eflúvio telógeno é uma das principais queixas da queda de cabelos ocorrida devido o estresse causado pela pandemia e isolamento social”, explica Dr.Thiago Bianco.

Antes, sem este aparelho era necessário cortar ou raspar uma área de cabelos para análise. Agora, não é necessário raspar a área de cabelos. O especialista olha com o tricoscópio, capta as imagens, seleciona as áreas para análise (por exemplo regiões de queixa ou atrofia), e por meio das informações do software  realiza um diagnóstico rápido e extremamente preciso.

Esse diagnóstico ágil e preciso auxilia também  na questão cirúrgica do transplante, pois consegue quantificar exatamente qual área do paciente será possível doar, verifica a densidade dessa área doadora, a quantidade de folículos que poderão ser retirados, e ainda, calcula a quantidade de folículos para a área receptora, agilizando a programação cirúrgica e qualidade da mesma.

“Após retirar três amostras de regiões do couro cabeludo do paciente, em apenas 2 minutos o software faz a análise com clareza de informações como: tamanho, espessuras e porcentagens de fios; distância entre cada folículo, espessura média e somatória de todos os fios, e quantidade de folículos e média de fios por folículo – informações que são extremamente importantes para o transplante capilar. Após a cirurgia, também é possível realizar um comparativo ao verificar se houve ou não melhora, se o tratamento estipulado está funcionando. Ou seja, o software é muito completo, trouxe ainda mais agilidade e precisão pra clínica”, finaliza o médico.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar