Profissional de enfermagem: essencial na linha de frente do enfrentamento à Covid-19

No Dia Mundial do Enfermeiro, todas as atenções se voltam ao profissional de destaque no tratamento de pacientes com o novo coronavírus, assim como tantas outras enfermidades que fazem parte da rotina dos hospitais.

Segundo Daniela Faccio, coordenadora de Gestão de Saúde da Care Plus, operadora de saúde, o papel fundamental dos enfermeiros vai além do acompanhamento dos pacientes nos leitos e enfermarias, aferições dos sinais vitais e aplicação e dosagem de medicamentos. “Os enfermeiros atuam de forma imprescindível em todas as etapas da doença do indivíduo, desde o momento em que ele chega na unidade de saúde. Todo o processo é acompanhando pela equipe de enfermeiros que, incansavelmente, planeja o cuidado do paciente, faz a ponte com os médicos especialistas, coordena a assistência para o melhor atendimento e orienta os próximos passos no tratamento, além de todo o trabalho humanizado de atenção, cuidado e auxílio para cada pessoa que precisa de ajuda”, explica Daniela.

Para Raquel Seabra de Campos, enfermeira sênior da Gestão de Saúde da Care Plus, é gratificante o carinho dos pacientes para mensurar o tamanho da importância do profissional de enfermagem no cuidado diário, independentemente da doença ou gravidade do quadro. “Nos tornamos parte da vida deles durante o período no hospital, que pode ser rápido ou durar meses. Os pacientes nos procuram, querem conversar, contar sobre a família, os filhos e lembranças. Somos a única companhia em um momento de extrema aflição, tristeza e desespero, que exige além da inteligência emocional, um trabalho de dedicação integral para alcançarmos a tão sonhada alta”, completa Raquel.

Neste dia 12, todas as homenagens e parabenizações não se equiparam ao trabalho interminável dos profissionais de enfermagem. Todo o respeito, reconhecimento e gratidão a quem acorda todos os dias pronto para enfrentar adversidades e obstáculos em prol de um bem comum: a vida.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar