Covaxin recebe recomendação para ser testada em jovens de 2 a 18 anos na Índia

A empresa indiana Bharat Biotech anunciou nesta quarta-feira (12/05) que a vacina Covaxin recebeu a recomendação de especialistas para englobar no ensaio clínico de fase 3, que está sendo realizado na Índia, pessoas com idade entre 2 e 18 anos. A decisão foi tomada pelo Comitê de Especialistas no Assunto (SEC) em Covid-19 da Central Drugs Standard Control Organization (CDSCO) após a empresa ter solicitado a permissão para realizar estes testes com o objetivo de avaliar a segurança, reatogenicidade e imunogenicidade da Covaxin em jovens desta faixa etária. O ensaio será realizado em 525 pessoas de várias localidades.

A recomendação ocorreu em um momento em que há relatos na Índia de que crianças podem se infectar com mais gravidade se houver uma terceira onda de Covid-19. A preocupação de especialistas se dá em razão de a primeira onda do vírus ter atingido com mais severidade os idosos, e a segunda onda, os mais jovens. Agora, uma possível terceira onda pode ser perigosa para as crianças.

A Covaxin é uma das duas vacinas contra a Covid-19 aprovadas para uso emergencial na Índia em sua campanha de vacinação, que teve início em 16 de janeiro de 2021. O imunizante já foi administrado em milhões de cidadãos indianos, incluindo o primeiro-ministro Narendra Modi, que na última segunda-feira deu início à aplicação da segunda dose da vacina no país para idosos acima de 60 anos e pessoas acima de 45 anos com comorbidades. Além da Índia, a vacina já é utilizada em outros 11 países, e tem pedido de uso emergencial em análise em mais de 40 países.

A Covaxin é usada no combate à SARS-CoV-2 de duas doses, a partir de vírus inativado, e desenvolvida pela Bharat Biotech em colaboração com o Conselho Indiano de Pesquisa Médica (ICMR) e o Instituto Nacional de Virologia (NIV) e apoio da Fundação Bill & Melinda Gates. A vacina é apresentada em frascos multidoses, e pode ser armazenada em temperaturas que variam de 2ºC a 8ºC.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar