O que você está disposto a fazer para encontrar seu propósito de vida?

O mercado de bem-estar deve movimentar este ano 1,5 trilhão de dólares em todo o mundo, de acordo com a consultoria McKinsey, o que significa uma alta de 10% na comparação com 2020.  Nunca se falou tanto, por exemplo, em saúde mental, felicidade e propósito de vida.

Com mais tempo para refletir na pandemia, um número cada vez maior de brasileiros vem adotando novos métodos em busca de autoconhecimento. Pouco antes de o coronavírus mudar completamente nossa realidade, o psicanalista Nickson Gabriel criou uma metodologia com o uso de jogos para ajudar as pessoas a encontrarem seu propósito. “As pessoas passaram a acreditar mais que é possível, sim, ter prosperidade fazendo o que se gosta”, afirma o psicanalista.

Em um ano, ele capacitou mais de 1500 terapeutas para aplicarem em seus consultórios o que ele chamou de O Jogo da Vida. Ao todo, mais de 10 mil pessoas já foram impactadas pelo jogo no Brasil.

O método, que tem bases em muitos estudos, vem na esteira da tendência tecnológica da gameficação, pela qual o aprendizado de todas as coisas se torna muito mais fácil.

“O jogo é o caminho mais instigante e prazeroso para lidar com aspectos profundos e desafiadores das dores que todos carregam. Jogando, sem perceber, ficamos mais vulneráveis e a terapia vai para um nível muito fluido. Essa é a percepção das centenas de psicólogos e terapeutas que aplicam o meu método”, afirma Nickson Gabriel.

Apaixonado por jogos desde à adolescência, Nickson passou – ele mesmo – pelo processo de autoconhecimento com o método que desenvolveu. Passou 25 anos em busca de ferramentas para seu desenvolvimento e autoconhecimento. Encontrou um jogo ancestral chamado Maha Lilah, que lhe serviu de inspiração para criar o jogo na versão brasileira.

Aprendeu sobre meditação, estudou psicanálise e mergulhou de cabeça no conceito da Jornada do Herói, do estudioso norte-americano Joseph Campbell; e no conceito dos arquétipos, elaborado pelo psicólogo suíço Carl Jung, para criar sua própria metodologia.

Diferentemente das discussões teóricas em torno do tema propósito, O Jogo da Vida é uma ferramenta concreta para quem busca o autoconhecimento. Antes da pandemia, a metodologia era aplicada em grupo e presencialmente, com um tabuleiro e cartas.

Hoje, o curso para uso do jogo está na versão on-line. O jogador consegue ver em que momento da vida ele se encontra, identificando os arquétipos que estão mais presentes no caminho. Mais recentemente, Nickson lançou também um jogo que pode ser comprado pelo público final, para ser jogado em casa.

Nunca se ouviu tanto falar em propósito como agora e os alunos do método já colhem resultados surpreendentes para levar uma vida mais feliz. O caminho de autoconhecimento e a busca pelo propósito vem sendo também pauta frequente nas lives de intelectuais de diversas áreas do conhecimento nas redes sociais.

Hoje, o que nós seríamos capazes de fazer e o quanto estaríamos dispostos a pagar para descobrir qual é realmente o sentido de estarmos ainda vivos aqui na Terra?

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar