Nutritivo e benéfico para a saúde: O que há por trás do tradicional arroz com feijão

Presente no dia a dia de praticamente todos os brasileiros, a combinação de arroz e feijão pode ser definida como o prato mais tradicional da culinária brasileira por alguns motivos especiais. Além de serem saudáveis e minimamente processados, tais alimentos ajudam a promover a saciedade, o controle do peso e ajuda na saúde.

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, refeições com essas características devem ser a base da alimentação, pois ajudam nas áreas de emagrecimento, hipertrofia e vegetarianismo. Segundo o nutrólogo Dr. Sandro Ferraz, “eles também são fontes de fibras, carboidratos e proteínas, além de ajudar o organismo a ter a quantidade diária ideal de nutrientes”.

Para quem deseja emagrecer, tal prato é uma boa pedida, revela o nutrólogo.

“Essa é uma combinação com pouca gordura. No entanto, é importante não exagerar nas quantidades para não extrapolar as calorias da refeição. O ideal é comer apenas 3 colheres de sopa de arroz e uma concha rasa de feijão”, destaca.

Além disso, tal prato também pode ser um grande aliado para quem sofre de diabetes, detalha Dr. Sandro. “Sim, ele contribui para esse controle porque tem um baixo índice glicêmico”. Outro grande benefício do arroz com feijão é para quem deseja exercitar o corpo: “Ajuda na musculação, pois é uma boa fonte de proteína magra. E elas são essenciais para a formação de músculos mais fortes e maiores”, ressalta.

Apesar de tão tradicional na mesa dos brasileiros, não se sabe quando exatamente essa receita começou a ser usada por aqui. Uma das hipóteses mais aceitas, conta Dr. Sandro, é “a combinação do arroz (de origem oriental) trazido pelos portugueses com o feijão, que já seria consumido no Brasil pelos índios. Outra versão afirma que esse é o resultado da união do arroz com a feijoada, que tem origem africana ou portuguesa”. Independente da história por trás, o fato é que tal prato se popularizou por todo país, se tornando quase que indispensável na refeição diária dos brasileiros. “E, pelo jeito, fazendo muito bem para a saúde”, completa.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar