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Vício no Açúcar

por Ketlyn Dalagnol

O primeiro passo é entender os sinais que o seu corpo está te dando. Desta forma as estratégias para controlar a vontade pelo doce, e até mesmo a fome serão melhor empregadas. Afinal, cada pessoa reage de uma forma diferente, dependendo do estado emocional e para as mulheres da liberação hormonal. Portanto, se é possível parar hoje? É possível. Porém tenha em mente que é um processo que demanda paciência, pois o seu corpo não está acostumado a restrição do açúcar.

Nos detectamos os sabores através de receptores na nossa língua, e essa detectação não ocorre apenas com o doce, mas sim com todos os outros sabores. Na cascata de reações a sequência disso é um estímulo no cérebro que libera o sinal de recompensa. Com o açúcar o cérebro libera muita dopamina, hormônio relacionado ao bem-estar.

Quando se estimula muito essa via de recompensa, começamos a ter problemas relacionados ao doce. Mas não é somente isso, existe ainda o fato de que quem come mais doce, aumenta os receptores para o açúcar e a consequência é que na falta dele o seu corpo pede mais e mais para conseguir que os receptores continuem se ligando e liberando o estímulo de prazer.

Destaco duas formas de melhor controlar essa vontade pelo doce:

  1. Consuma mais alimentos amargos. Todo mundo torce o nariz para o gosto amargo, mas é algo que acostuma, e com o tempo você irá apreciar o sabor. Os amargos reduzem o gosto pelo açúcar, pois ajudam a modular as papilas gustativas. Outro beneficio relacionado ao sabor amargo é a modulação do gene responsável por essa questão do doce, então quanto melhor adaptado você estiver ao amargo melhor o controle da vontade pelo doce. Não vale adoçar, então nada de adoçante!Invista e folhas verde escuras, chocolate amargo, suco de limão, vinagre de maça ou um chá de boldo, por exemplo.
  2. O triptofano é necessário para o controle da ansiedade e estresse, pois está relacionado a produção de serotonina. É importante pensar neste estímulo já no começo da manhã. Uma estratégia para melhorar a compulsão noturna, é o consumo neste horário da manhã de chocolate amargo e café sem cafeína, isso irá estimular o aumento de serotonina. Outra estratégia é uma jantar pequeno com leguminosa. Em destaque o grão de bico, que é uma fonte de triptofano que irá auxiliar na produção de melatonina (hormônio que induz ao sono), além do aumento de serotonina. Outras fontes de triptofano são: ovo, banana, semente de girassol e aveia.

 

Te desejo sempre mais e mais saúde!

Ketlyn Dalagnol

Nutricionista Esportiva e Funcional – CRN – 8760

Importante
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