Para Anthony Fauci, Covaxin é antídoto muito importante contra a Covid-19

A vacina Covaxin, produzida pelo laboratório indiano Bharat Biotech, é um antídoto muito importante contra a Covid-19. Esta é a opinião do renomado infectologista Anthony Fauci, conselheiro médico da Casa Branca e principal especialista em pandemia nos Estados Unidos. Durante conferência realizada em Washington, ontem (27/04), ele confirmou que a Covaxin neutralizou a variante B.1.617 do vírus, surgida na Índia, e que ela trabalha ensinando o sistema imunológico a produzir anticorpos contra o novo coronavírus. A variante indiana já foi detectada em regiões da Europa, na Austrália, na África e nos Estados Unidos.

A Covaxin é aplicada em duas doses, a partir de vírus inativado, e desenvolvida pela Bharat Biotech em colaboração com o Conselho Indiano de Pesquisa Médica (ICMR) e o Instituto Nacional de Virologia (NIV) e apoio da Fundação Bill & Melinda Gates. O ICMR divulgou que a vacina neutraliza múltiplas variantes do SARS-CoV-2, como a B.1.1.7 (do Reino Unido), a B.1.1.28 (do Brasil) e a B.1.351 (da África do Sul).

Uma equipe técnica do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, irá para a Índia para ajudar a encontrar outras respostas sobre a efetividade do imunizante, já adotado em 12 países.

Neste mês, a Bharat Biotech anunciou que a Covaxin tem eficácia interina de 78% contra casos leves a moderados de Covid-19, de 100% contra casos graves e de 70% contra casos assintomáticos, o que indica que pode agir para evitar a propagação do vírus a partir de pessoas assintomáticas e que reduz as internações em casos de pessoas já infectadas. Além disso, ela se mostrou eficaz contra a maioria das variantes.

Os resultados fazem parte do segundo estudo de eficácia divulgado com base na fase 3 de desenvolvimento da vacina, que foi testada em 25.800 voluntários na Índia. Devido ao recente aumento de casos, 127 casos sintomáticos foram registrados entre os voluntários, resultando em uma estimativa pontual da eficácia da vacina de 78% contra a Covid-19 leve e moderada e de 100% em casos grave. “A eficácia contra o SARS-Cov-2 foi estabelecida. A Covaxin demonstrou um excelente histórico de segurança em testes clínicos em humanos e em uso em situações de emergência. A Covaxin é, agora, uma vacina inovadora global derivada de P&D na Índia”, disse o presidente e diretor administrativo da Bharat Biotech, Krishna Ella.

A eficácia contra a infecção assintomática por Covid-19 foi de 70%, sugerindo diminuição da transmissão nas pessoas imunizadas com as duas doses da vacina. Krishna Ella explicou que os dados de eficácia contra a Covid-19 grave e infecções assintomáticas são altamente significativos, pois ajudam a reduzir as hospitalizações e a transmissão da doença. Os protocolos para fabricação, teste e liberação de vacinas inativadas foram experimentados, testados e validados em várias vacinas da empresa. Estes também atendem aos requisitos da OMS, bem como órgãos indianos e outras autoridades regulatórias.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar