Truques para realizar a limpeza correta de cinco tipos de pisos

Engana-se quem pensa que a limpeza dos pisos não pede atenção especial. Cada material tem uma propriedade técnica e a aplicação de produtos errados pode ocasionar danos irreversíveis, prejudicando a estética e até mesmo danificando o piso. Para não errar na hora da limpeza, confira a seguir dicas e recomendações de Luan Gomes, coordenador de pisos e revestimentos da Telhanorte, para o tratamento apropriado de cinco tipos de pisos.

Porcelanato

Opção perfeita para qualquer ambiente da casa, o piso de porcelanato é fácil de limpar, mas requer alguns cuidados. “Antes de uma limpeza mais profunda, é necessário retirar o excesso de poeira com uma vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó, para que o piso não arranhe. Depois, misture uma colher de sopa de detergente neutro para cada 5 litros de água e aplique a solução com um pano macio por todo o piso. Para finalizar, passe um pano seco para evitar manchas”, aconselha Gomes.

Cerâmica

Assim como o porcelanato, a cerâmica é um piso lavável e exige a retirada do excesso de sujeira da superfície antes de iniciar a limpeza. “O piso de cerâmica pode ser limpo com produtos multiuso e detergente. Atente-se apenas para o uso de produtos ácidos, pois corroem o piso”.

Laminado

O piso laminado não é lavável, por isso, é necessário utilizar produtos específicos, que devem ser misturados com água para evitar manchas. “Caso o piso já esteja manchado, use removedor de uso comum e um pano macio para fazer a remoção. Após a higienização, passe um pano seco, macio e limpo sobre o piso”, recomenda o especialista.

Vinílico

A limpeza do vinílico é bem simples. Água com detergente neutro é a melhor solução para limpar esse tipo de material. “Se o piso estiver manchado, não utilize nenhum produto, apenas detergente neutro, pois algumas fórmulas podem conter agentes corrosivos que danificam a aparência do material”, alerta.

Ardósia

Mais comum nas áreas externas, a ardósia é um material poroso e demanda mais cuidados. “Além de utilizar produtos específicos, é possível higienizar com sabão mais suave, como o de coco, detergente neutro ou até água com amaciante usado para a lavagem de roupa”, explica Luan. No caso de pisos já manchados, uma dica é polvilhar bicarbonato de sódio, borrifar vinagre de álcool e limpar com papel toalha.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar