Hidratação

Que precisamos tomar água adequadamente, isso nós sabemos. Porém, esse é uma das maiores dificuldades que acompanho no consultório. Acredito que por ser algo inserido tão dentro dos nossos hábitos inconscientes, acabamos tendo dificuldade de nos policiar se a ingestão está suficiente. A mudança de um hábito nunca é simples e por isso precisamos trazer para o pensamento consciente esta mudança, atos como deixar uma garrafa de água em um local visível ou então saborizar com hortelã, gengibre, pode deixar o hábito de se hidratar mais fácil.

 

ÁGUA

A água é fundamental para a manutenção da saúde e do nosso sistema. É importante para que o esforço empregado na alimentação seja realmente colido, pois a água é o meio que ocorre todas as reações do nosso organismo, inclusive o transporte de nutrientes. O valor para utilizarmos como base da quantidade de água que precisamos é:

35ml x Kg

Ex: 70Kg x 35 = 2450ml/dia

CHÁS

Os chás podem entrar na hidratação, desde que não sejam adoçados. O modo de prepara-los também é algo que precisamos ficar atentos. Uma vez que cada erva ou componente tem uma maneira específica de ter seus compostos ativos extraídos.

Modo de preparo:

Infusão (para flores e folhas): Utilizar 2 colheres de chá da erva para 200ml de água ou 1 colher de sopa para 1 litro de água. Colocar a água quente sobre estas folhas ou flores. Aguardar de 5 a 10 minutos para extrair os princípios ativos. Pode guardar na geladeira (se quiser gelado) ou em garrafa térmica. Não reaquecer.

Decocção (para partes mais duras como cascas e raízes): Coccionar em água em panela tampada ou em banho Maria por 5 a 20 minutos (20 minutos para partes mais duras).

Não misturar mais de 3 tipos de ervas em uma mesma preparação.

Consumir no máximo em 24 horas.

 

Te desejo sempre mais e mais saúde!

 

Ketlyn Dalagnol

Nutricionista Esportiva e Funcional – CRN – 8760

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar