Posso fazer um dia do lixo nos finais de semana? – Afina Menina – Um Portal para todas Nós

Posso fazer um dia do lixo nos finais de semana?

por Ketlyn Dalagnol

Este é um questionamento muito comum entre os praticantes de atividade física e pessoas que estão seguindo um planejamento alimentar. O meu ponto de destaque é para dois fatores importantes que devemos ter em mente.

Primeiro: em um processo de emagrecimento é necessário que ocorra um déficit calórico para que a perda de peso aconteça. No consumo de um dia inteiro de besteira, pode ser que esse déficit calórico não seja feito, podendo empatar a quantidade de calorias gastas e assim ficar no 0x0 de resultado, ou então comer mais do que se gasta, aumentando o peso desta forma. Neste quesito entra a matemática, porém além da matemática devemos pensar que em um processo de emagrecimento é importante a manutenção de uma alimentação antiflamatória, e um dia inteiro comendo besteira poderá atrapalhar os resultados esperados.

Segundo: a prática de atividade física requer uma boa recuperação muscular para otimizar a hipertrofia muscular, para isso é fundamental não somente o descanso físico, mas também o fornecimento de nutrientes adequados para que a recuperação seja otimizada.

O exercício físico intenso gera o que chamamos de stress oxidativo, que aumenta a permeabilidade intestinal, permitindo a translocação de bactérias oportunistas pela mucosa intestinal o que pode prejudicar o rendimento e o metabolismo do praticante. A recuperação do dano físico pode levar até 48 horas, portanto, a alimentação saudável deve-se ser seguida todos os dias com consumo adequado de frutas e verduras que são ricos em vitaminas e minerais que contribuirão no processo de recuperação muscular.

Lembre-se que pode ser o dia do lixo o fator prejudicial para que os resultados não sejam alcançados ou até mesmo que fique empatado com todos os esforços empenhados na semana.

Para ter resultados mais expressivos com a prática de atividade física e alimentação, deixe as escapadas da alimentação para datas e momentos especiais, seja um aniversário, jantar com os amigos e com a família. Se ao final de semana você quer desfrutar de uma pizza, assistindo uma série, seja feliz, aproveite o momento. No dia seguinte vida que segue normalmente dentro de um planejamento mais saudável. Saber desfrutar destes momentos dentro da rotina também é saúde.

Te desejo sempre mais e mais saúde!

 

Ketlyn Dalagnol

Nutricionista Esportiva e Funcional

CRN – 8760

Importante
Os textos de nossos colunistas não refletem necessariamente a opinião do Portal Afina Menina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *