Você está construindo muro ou ponte?

Todos sabemos que hoje estamos numa sociedade adoecida pela Covid, que veio de uma forma ou outra, modificar as nossas relações, que nos fez parar, olhar ao redor e fazer uma pergunta muito necessária neste momento: como estamos nos comportando diante das diversas situações apresentadas diariamente em nossas vidas?

Será que estamos sendo harmoniosos, compreensivos e acolhedores ou a frieza está tomando conta? Como estão nossos parentes, amigos, vizinhos e colegas de trabalho? Adoecidos? Deprimidos? Solitários? Em luto? Felizes? Em harmonia? Não sei, mas este questionamento deve ser feito, para não deixar se perder a essência do ser humano, e muito menos nossas relações.

Cobranças por mais atenção, por falar muito ou pouco, por falar alto ou muito baixo, para cumprir o que foi prometido, por não responder as mensagens na mesma hora, por cumprir prazos, uau….. quanta cobrança, ahhh e ainda tem a nossa cobrança interna, esta é brutal!

Tudo isso é real e está difícil, a solidão é uma constante, mas se ficarmos constantemente pensando nesta situação perderemos muito e deixaremos de nos alegrar com o que a vida nos proporciona, já estamos a um ano isolados e vamos ficar quanto tempo mais? Não sabemos!

Como a frase do livro O Pequeno Príncipe diz: “As pessoas são solitárias porque constroem muros ao invés de pontes.” O que você está construindo neste momento?

Lembro de uma viagem que fiz com minha irmã, para o interior de Minas Gerias, onde ficamos numa pousada maravilhosa com chalés, literalmente, isolados uns dos outros, pois os muros eram altos e sem contato com os demais. Fora dos chalés havia uma paisagem lindíssima, pessoas acolhedoras, restaurante fantástico, salão com atividades diversas e participantes alegres, mas quando entravamos no chalé, apesar de ser muito aconchegante, era uma solidão, só nós duas.

Esta história relaciono aos dias atuais, pois nossa casa é aconchegante, tem nosso jeito, temos conforto, porém estamos isolados, mas alerta e ávidos por sair e voltar a um mundo todo para explorar e encontrar a correria que tínhamos.

Quando sairemos? Não sei, mas o que sei é que não podemos perder a essência do humano e o que realmente interessa é não construir muros, mesmo em momento de pandemia. Construir pontes é a regra neste momento.

Jocely Burda, coordenadora do curso de Psicologia da Estácio Curitiba

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar