Peças criadas por Nicolás Sica Palermo unem diferentes materiais em uma simbiose perfeita

A Mezas Design Co, uma marca gaúcha de mobiliário contemporâneo, atravessa os limites da criatividade e lança, em parceria com o arquiteto Nicolas Sica Palermo, a Coleção Bassi. A série foi criada por Nicolás e desenvolvida pela empresa para ser um conjunto que une diferentes matérias-primas em uma composição única e funcional, a partir de um equilíbrio geométrico entre todas as peças.

A coleção surgiu a partir de uma demanda vinda de Nicolas que precisava de peças para um projeto de arquitetura do escritório de advocacia Fontana, em Porto Alegre. A premissa foi criar itens para a recepção do escritório, onde o cliente fosse recebido com um alto grau de proximidade e conforto, fugindo do padrão convencional de espaços corporativos, mais frios e impessoais. Esta proposta ia ao encontro da própria arquitetura do local: um refúgio aos clientes que circulam nas proximidades do escritório, na capital gaúcha. “O estar de uma casa seria o estilo mais próximo ao desejado, evitando uma estética minimalista, o que diminuiria a sensação de acolhimento e proximidade”, explica Nicolás.

A incorporação de alguns materiais seria um dos pontos-chave do projeto. Por isso, escolheram a madeira clara, acessórios com cores cálidas e o granilite. Além disso, uma família de elementos de mesma materialidade e formas equivalentes também poderia contribuir nesse contexto. Foi assim que surgiu a Coleção Bassi, tendo como premissa a exploração do granilite como textura protagonista do espaço.

Especializada em granilite, a Mezas produz a matéria-prima em sua fábrica, o que deu liberdade de criação das peças. Junto a Matthias Ambros Von Holleben e Simone Weber, arquitetos, designers e sócios da Mezas, Nicolas encontrou a parceria perfeita para desenvolver a série. “Nicolas desenhou as peças, enquanto as moldamos em produtos no padrão industrial, com estruturas intercambiáveis: a mesa de apoio é praticamente igual à estrutura do vaso, por exemplo. A diferença entre as duas peças é a estrutura de sustentação em aço”, explica Matthias.

As formas das peças partem da exploração de volumetrias ou geometrias puras. O cilindro é preponderante e associa visualmente as peças, acentuando a ideia da família de elementos. “A coleção Bassi segue linhas semelhantes à coleção Pascal, mas com elegância e classe, além de trazer o uso do granilite com madeira e aço, algo inédito no catálogo da Mezas”, explica Matthias.

A estrutura exterior, por sua vez, foi pensada para que pudesse ser aplicada em mais de um tipo de elemento. Na materialidade do granilite, encontra-se a calidez em contraponto ao rigor das formas elementares. “O desenho das estruturas externas em aço tem papel fundamental. Foi pensado como uma matriz de configuração genérica, mas com múltiplas aplicações. O mesmo esqueleto pode sustentar um vaso tipo floreira, pode receber um tampo e ser utilizado como mesa ou ainda ser transformado em banco com a colocação de um assento”, conta Nicolas.

Nicolas participou do processo todo, desde o início, visitando a fábrica e também remotamente. “Enviávamos fotos de como estavam os produtos e enquanto fazíamos as modificações no 3D. Foi uma ótima experiência. Nicolas é um arquiteto muito bom de se trabalhar. A experiência dele na Espanha trouxe novas ideias e sua trajetória como professor também contribuiu bastante”, comenta Matthias.

Para Nicolas, a parceria foi um sucesso desde o começo. “Já acompanhava e, à distância, apreciava o trabalho da Mezas há algum tempo. A primeira visita à fábrica não frustrou nenhuma expectativa minha, muito pelo contrário. A recepção que tive por parte do Matthias confirmaram as impressões que eu tinha ao acompanhar as mídias sociais e ao vasculhar o site da empresa: alto rigor técnico, ousadia formal no desenho das peças e a constante busca por inovação, explica Nicolas. “E mais importante, o entusiasmo e o gosto por trocar ideias, característicos de quem tem paixão e curiosidade pelo design, pela disciplina de projetar como um todo”.

As peças projetadas por Nicolas foram rigorosamente produzidas. “Os modelos 3D que enviei para avaliação foram perfeitamente fabricados. A qualidade da execução e o cuidado dado por todo o pessoal, em especial a Simone e o Matthias, foram excepcionais”, completa Nicolas.

 

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar