Cama fazer as plantas de casa florescerem novamente – Afina Menina – Um Portal para todas Nós

Cama fazer as plantas de casa florescerem novamente

Valter Casarin*

O florescimento das nossas plantas é o momento mais esperado. Os maravilhosos tons de cores desenvolvidos pelo florescimento das plantas de casa é um espetáculo a ser saboreado. Agora, para conseguir isso e vê-las florescer novamente, existem alguns segredinhos!

Todas as plantas de casa, em teoria, florescem. Mas nem todos são de real interesse porque suas flores são pequenas e imperceptíveis. No entanto, a gama de flores bonitas é muito ampla. Desde a mais rústica até a mais delicada não seguem a mesma lógica: existe um conjunto de condições muito específicas que as estimulam a florescer … ou não, se essas condições não forem satisfeitas.

Alguns requisitos devem ser respeitados: calor, intensidade de rega, boa fertilização, luz … Tal como uma planta no solo, uma flor de interior tem os seus requisitos, mais ou menos precisos conforme a espécie. Respeite o seu ciclo: raras são as que podem florir 12 meses por ano, principalmente em interiores. Portanto, deixe a planta reabastecer suas reservas, sem tentar fertilizá-la excessivamente ou forçá-la a permanecer vegetando quando deveria passar por uma fase de repouso.

Importante: preste um pouco de atenção em sua planta, ela te devolverá em flor!

 

4 etapas para o florescimento de plantas de interior:

 

1. Rega: 1 a 2 vezes por semana

 

Não tente seguir uma rega específica, mas sim seguir o estado do substrato, que não deve ficar constantemente encharcado ou completamente seco. Dependendo das condições do ambiente a frequência de rega deve ser modulada. A terra deve estar úmida ao toque.

 

2. Fertilizante: 1 a 2 vezes por mês

 

As plantas que produzem vegetação densa precisam de fertilizantes com maior frequência do que aquelas que crescem lentamente. Tanto um fertilizante orgânico como um fertilizante mineral deve ser fornecido na dose certa: cuidado para não aplicar em excesso!

 

3. Transplante para novo vaso: a cada 1 ou 2 anos

 

As plantas compradas em vaso muito estreito precisam ser replantadas logo após a floração. As plantas de crescimento lento, contentam-se com o replantio a cada 2 anos ou mais.

 

4. A exposição à luz solar: girando o vaso toda semana

 

Se a luz vem de uma janela, vire a planta regularmente para fornecer luz de todos os lados, caso contrário, ela pode deformar em função da “busca” por luminosidade.

 

Plantas com florescimento fácil

 

Elas florescem novamente a cada ano sem muito capricho. Melhor, elas se tornam cada vez mais bonitas a cada ano. Mas isso não vem sem cuidados, ou sem os sinais que indicam que é hora de florescer. Entenda sua planta e tente conhecer, para cada uma, a duração aproximada da floração.

 

Begônia

 

Os cachos de flores se formam na ponta dos galhos. A floração acontece com a formação de novos lançamentos.

O novo florescimento da begônia acontece com o crescimento suave por intermédio da irrigação e da fertilização. Uma temperatura mínima de 15 ° C e um pouco de luz, mas sem luz solar direta, é suficiente. A poda é o caminho para encorajar a begônia a formar novos lançamentos de floração.

Begônia têm flores masculinas e femininas, mas em cachos separados. As flores femininas são um pouco maiores.

 

Orquídea Borboleta

 

Orquídea borboleta (phalaenopsis) possui folhas carnudas que emerge do talo floral mais ou menos ramificado que pode voltar a florescer, quando as condições o permitirem. Algumas phalaenopsis florescem o ano todo!

Para um novo florescimento ofereça iluminação, instalando-a perto de uma janela ensolarada, mas sem sol forte, e regue embebendo as raízes por meia hora, duas vezes por semana, com fertilizante líquido a cada três semanas.

 

Lírio da Paz

 

As folhas em forma de lança verde-escuras muito decorativas contrastam com as suas espatas de um branco puro e com leve perfume. É fácil de manter.

Para fazer o Lírio da Paz florescer novamente é necessário dar as condições para que forme novas folhas constantemente, o que a encorajará a formar novas flores também. Uma temperatura de pelo menos 18 ° C e fertilizante a cada 3 semanas é suficiente, bem como um pouco de sol não abrasador pela manhã, a meia sombra é o ideal.

 

Antúrio

 

O Antúrio chega a dar quase mais flores do que folhas! O antúrio é uma verdadeira planta tropical, com raízes parcialmente aéreas. Ele pode viver dez anos no mesmo vaso. A folha de um vermelho intenso e em formato de coração se chama bráctea.

Para um novo florescimento o Antúrio precisa de pelo menos 20°C no inverno, além de sobra, luminosidade indireta e alta umidade ambiente. Dê-lhe um fertilizante líquido a cada duas semanas. Não é necessário o transplante para um novo vaso.

 

Plantas que exigem paciência

 

São mais desejáveis ​​porque seu ciclo é muito marcado entre uma fase de repouso e uma fase de vegetação. A fase de repouso é a chave para fazê-las florescer novamente.

 

Bico-de-Papagaio ou Flor do Natal

 

Planta de origem tropical (México) cujas folhas adquirem um vermelho vivo.

Cultive-a como uma planta de casa clássica quando começar a esverdear novamente, agosto-setembro, em um lugar quente e dando-lhe um pouco de fertilizante a cada quinze dias. Mantenha o Bico-de-Papagaio em local fresco em abril-maio.

 

 Kalanchoe ou Folha-da-Fortuna

 

Planta carnuda adaptável a muitas condições. Resistente ao calor e as condições de baixa disponibilidade de água. Pode ser encontrado com flores vermelhas, laranjas, brancas, rosas e amarelas.

Para novo florescimento, podar em setembro. Em seguida, retome a rega e coloque-o em plena luz, com um fertilizante líquido por mês. Deixe o substrato secar bem antes de regar novamente. Em resumo, o kalanchoe crese como um cacto.

 

Amarílis

 

A Amarílis é um bulbo que primeiro forma flores antes de formar folhas. Deixar as folhas se desenvolverem é essencial para voltar a florescer.

O caminho para fazer a Amarílis florescer novamente é regar a planta quando as folhas se formarem, adicionando fertilizante a cada mês. Expor a planta a pleno sol. Quando as folhas secarem pare de regar. Regue quando os botões das flores começarem a se formar novamente.

A iniciativa Nutrientes Para Vida (NPV), tem como missão destacar e informar a população a respeito da relevância de fertilizantes para o aumento da qualidade e segurança da produção alimentar, colaborando com melhores quantidades de nutrientes nos alimentos e consequentemente, com uma melhor nutrição e saúde humana.

 

Valter Casarin, engenheiro agrônomo da iniciativa Nutrientes Para Vida (NPV)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *