1 em 4 pessoas sofrem de queda de cabelo após COVID-19

Pesquisadores de universidades dos Estados Unidos, do México e da Suécia revelam que em torno de 25% das pessoas que contraem o COVID-19 tem como sintomas perda de cabelo.

Mas porque isso acontece?

As causas não são muito claras, mas a razão principal é o eflúvio telógeno, uma queda de cabelo aguda, normalmente, superior a 200 fios por dia, que atinge todas as áreas do couro cabeludo. Surge após três ou quatro meses depois do fator que abalou a condição atual da saúde e pode durar de três a seis meses.

Alguns fatores geram o eflúvio telógeno, podendo ser: traumas ou estresse elevado, dietas ou má alimentação, alterações hormonais, baixo nutrientes no organismo, pós-parto, cirurgias, doenças infecciosas e uso de alguns medicamentos.

A especialista indica terminantemente que se a perda de cabelo for muito brusca e persistente, é necessário consultar um especialista ou dermatologista, para avaliar a saúde, e se necessário entrar com o uso de medicações para ajudar no controle da queda.

No entanto, existem alguns produtos cosméticos e práticas em casa que podem contribuir e muito, juntamente, ao tratamento que será indicado pelo médico.

– Alimente-se bem! O que ingerimos influencia o nosso corpo e também em nossos cabelos. A nutrição dos nossos fios é extremamente necessária, a ingestão de proteína e vitaminas A, C e E. Peixe, feijão, nozes, espinafre, cenoura, laranja e grãos inteiros, são indispensáveis.

– Hidrate-se! Água deve estar sempre à mão, pois a hidratação do corpo refletirá na hidratação dos fios.

– Evite as químicas! Utilizar químicas como tinturas e progressivas, podem ser muito prejudiciais e acelerar o processo de queda, além de atrapalhar o crescimento dos cabelos. Portanto, neste período delicado, o melhor é não fazer uso delas e deixar o cabelo o mais natural possível.

– Faça uma limpeza! Fazer um Detox / Peeling Capilar no couro cabeludo, pode ser um grande auxílio, pois ativa a circulação sanguínea melhorando a oxigenação e irrigação do bulbo capilar, contribuindo na redução da queda.

 – Use produtos para auxiliar na Redução da Queda! Utilizar produtos que possuam ativos vegetais e vitaminas que atuem no couro cabeludo e fortalecimento dos fios, auxiliará no nascimento de novos fios e na redução da queda.

Geralmente, o cabelo cresce 1 cm por mês, mas a cosmetóloga Angela Farias recomenda o uso de produtos que podem acelerar o crescimento ao mesmo tempo em que combatem a queda.

“De preferência escolha aqueles que contenham ativos vegetais, ricos em minerais, vitaminas e nutrientes. Os componentes naturais possuem funções excelentes para o tratamento, manutenção e recuperação dos fios”, ressalta a química e também dona da Bambbu Cosméticos, que criou produtos com formulações especialmente desenvolvidas por ela e que reduzem em até 80% da queda e proporcionam crescimento de 2 a 3 cm por mês.

– Se atente à temperatura! Água do chuveiro, chapinha, secador podem se tornar inimigos poderosos da luta contra a queda de cabelo. Altas temperaturas eliminam a hidratação do cabelo, tornando-os ressecados e quebradiços, além de prejudicar o couro cabeludo. Use água morna ou fria!Quando precisar fazer uma escova para mudar um pouco de visual, não se esqueça de aplicar um bom leave-in/protetor térmico e utilize o secador e prancha em temperatura média.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar