Umidade favorece mosquinhas de banheiro

As mosquinhas de banheiro ou, como também são conhecidas, moscas dos ralos, seja nos banheiros ou mesmo na cozinha, sempre trazem desconforto, embora sejam inofensivas.

Geralmente elas aparecem quando falta no ambiente a devida higiene e há, portanto, a presença de matéria orgânica. A umidade contribui muito para a sua proliferação. Ao contrário de outros insetos que entram por portas e janelas, elas entram pelas pias, lavatórios e ralos. Por isso, o uso de telas de proteção não surte o menor efeito nesses casos.

Assim como acontece no caso de microrganismos como fungos e ácaros, a umidade favorece a reprodução desses insetos inconvenientes. Normalmente, essas mosquinhas se concentram nos banheiros e nas cozinhas porque são os cômodos da casa com maiores níveis de umidade. Os banheiros, por conta do vapor de banhos quentes e a cozinha devido ao cozimento de alimentos.

Esses insetos de banheiro se alimentam de matéria orgânica em decomposição, normalmente encontrada no ralo, ou mesmo em outras partes onde a higiene seja deficiente. Os fungos também são fonte de alimentação para as mosquinhas, assim como restos de pele e até de cabelo.

Qualquer matéria orgânica, como as que podem se acumular no rejunte dos azulejos, servem de alimento a esses seres.

Nos banheiros, além do efeito condensação que o vapor dos banhos causa (aquele efeito em que a água escorre pelas paredes e vidros) um outro problema geralmente ocorre. É o surgimento do mofo, dentre outros fungos.

Manter os banheiros arejados com boa circulação de ar é importante, mas pode não ser suficiente para mantê-lo longe do excesso de umidade.

Geralmente, o mofo atinge o teto e as paredes do banheiro, sem contar que pode atingir também o mobiliário. A umidade no banheiro provoca prejuízos materiais, como é o caso dos móveis de madeira e seus derivados, como o MDF, provocando o estufamento das estruturas dos mobiliários de banheiro.

Daí a importância de se contar com a utilização de um desumidificador de ar Desidrat.

Muitas pessoas imaginam que soluções caseiras são capazes de resolver problemas como o do excesso de umidade. É importante estar ciente que elas são meramente paliativas, e não resolvem a longo prazo os efeitos da alta umidade.

A melhor maneira de manter o controle sobre a umidade do ambiente é com o uso de desumidificadores. O Desidrat da Thermomatic mantém a umidade entre 50% e 60%, conforme indicado pela Organização Mundial da Saúde – OMS, como ideal para o ser humano.

Mantendo o controle sobre a umidade, o Desidrat impede a proliferação das mosquinhas do banheiro, além de evitar microrganismos como ácaros, bactérias e fungos, que são nocivos à saúde. Através dos filtros, o Desidrat também elimina partículas suspensas, devolvendo ao ambiente um ar muito mais limpo e saudável.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar