Lina Miranda, da Square Foot, dá dicas para limpar seu tapete de forma eficiente

Durante o período de quarentena, as pessoas estão passando mais tempo em casa. Mais tempo em casa significa que os ambientes e cantinhos do local necessitam de mais atenção e higiene. Um dos objetos que mais sofre e absorve sujeira é o querido tapete. Com isso, a Lina Miranda, designer e fundadora da Square Foot, considerada uma das principais grifes de tapetes do país, separou algumas dicas de como limpar os tapetes sem danificá-los.

Os tapetes Tibetanos (lã com pelo cortado mais fofo) e os Dhurries Indianos (trama fina a maioria de algodão) podem ser aspirados todos os dias. Devem ser girados uma vez por ano, e lavados a cada dois anos dependendo do uso, indica Lina.

Para os tapetes nacionais (trama de algodão, juta, chenille ou sisal), o tratamento é um pouco diferente, a indicação é usar aspirador de pó no máximo uma vez na semana, no sentido paralelo à trama com bocal liso, não expor o tapete ao sol por longo período, nunca use limpadores a vapor e vassouras e o uso de cremes nos pés pode manchar. Utilize sempre as lavanderias especializadas, pois os tapetes não devem ser imersos em água.

Jamais use Veja, Alvejante, Vanish ou Vidrex, estes produtos contem agentes químicos que tiram a cor da fibra, resultando em uma mancha branca permanente. Evite esfregar ou usar escova de cerdas duras, pois podem agredir a fibra do tapete.  Seguindo essas dicas é possível ter seu tapete preferido em perfeito estado por muito mais tempo.

Para acompanhar mais dicas e outras novidades da Square Foot, siga a marca de tapetes no instagram @squarefootlm.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar