Desvende os segredos do Matcha, o super chá japonês

Com alto teor de antioxidantes e rico em fibras e vitaminas, o Matcha é resultado de um processo artesanal no qual os brotos jovens da Camellia sinensis – a planta que dá origem ao chá – são reduzidos a um pó fino em moinho de pedra. A bebida muito apreciada no Japão tem uma cor verde viva, resultado do sombreamento pelo qual passam as folhas para acelerar a produção de clorofila. O resultado é um chá único pelo sabor e pela explosão de propriedades que fazem bem à saúde.

Desvende os segredos do Matcha revelados por especialistas da Tea Shop, a maior e mais especializada rede de chás do país com 35 lojas:

1.      É estimulante

O Matcha contém teína, uma espécie de prima da cafeína. A teína e a cafeína são a mesma molécula, porém metabolizadas de forma diferente no organismo. A teína do chá, ao contrário da cafeína do café, é liberada gradualmente no organismo durante cerca de quatro horas. No caso do Matcha, o tempo de liberação é ainda maior, por cerca de seis horas, e sem aumento da pressão arterial ou frequência cardíaca. Por isso, proporciona vitalidade e concentração por um período duradouro.

 

2.      É ultra saudável

Além do poder antioxidante do chá verde, que neutraliza a ação dos radicais livres, o Matcha tem alto teor de vitaminas, regula os níveis de colesterol, melhora a circulação sanguínea e o metabolismo. Graças à teína, também impulsiona o rendimento intelectual e a concentração. Uma xícara de Matcha orgânico equivale em teor de antioxidantes a 10 xícaras de chá verde.

3.      O preparo tem ritual

O Matcha pode ser tomado quente ou gelado, mas é diferente do demais chás porque não precisa ficar em infusão. A maneira tradicional de preparar é batendo o pó verde em um bowl com um pouco de água aquecida. Para o preparo perfeito existem uma medida e uma batedora de bambu específicas. E aqui fique esperto: os japoneses levam a sério cada etapa do preparo do Matcha, como se fosse um verdadeiro ritual. A Tea Shop disponibiliza um kit completo para a cerimônia do chá japonês, com batedora e colher de bambu, bowl, Matcha orgânico e um case de madeira com acabamento em couro para armazenar o chá e os acessórios.

4.      Como preparar

  • Colocar uma medida de Matcha no bowl.
  • Adicionar 50 ml de água quente (mínimo 80 graus).
  • Mexer lentamente com a batedora de bambu até dissolver o pó.
  • No final, bater vigorosamente até obter espuma.
  • Acrescentar 80 ml a 100 ml de água quente (mínimo 80 graus) para completar.

E aqui vale citar outra qualidade do Matcha: o rendimento. Por ser bastante concentrado, rende 150 ml de chá com apenas uma medida – ou 1,5g – de pó verde.

5.      Como guardar

Recomenda-se mantê-lo protegido da luz, umidade e altas temperaturas.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar