Cantinho Zen: Como fazer um ambiente para relaxar em casa

No último ano passamos a ficar mais tempo dentro das nossas casas, dividimos os cômodos com toda a família e adequamos aqueles ambientes que antes eram destinados apenas para dormir ou comer, para realizar atividades profissionais e o home-office, a telemedicina e o ensino a distância foram incorporados a nossa rotina.

Para muitos, essa mudança mudou não apenas a parte estética da casa, mas também as energias. Os cômodos ficaram mais bagunçados e as energias travadas. Então, para tornar o espaço mais leve energeticamente, os especialistas do Astrocentro, maior comunidade de esoterismo do Brasil, elencaram algumas dicas para tornar a sua casa, mais zen.

Mas você sabe de onde vem a palavra Zen? A palavra zen é o jeito budista de pedir pela paz individual, aquela paz que a pessoa deve buscar em prol de uma iluminação pessoal e espiritual, uma maneira de trazer para o mundo moderno uma desaceleração, paz e tranquilidade para refletir e descansar.

Não importa se a sua intenção é meditar, relaxar ou outra coisa, o importante é que atualmente sem poder contar com refúgios externos, conseguir se desligar do mundo e desfrutar de momentos tranquilos dentro de casa virou uma prioridade, não é mesmo?  O mais interessante é que você não precisa de rios de dinheiro, ou ter uma casa enorme. Basta você ter um lugarzinho mais reservado e muita criatividade para tornar o seu ambiente adequado para enfrentar estes novos tempos.

Segundo o Astrocentro, qualquer espaço pode se transformar em um lugarzinho aconchegante, desde que estejam sempre limpos e organizados. A dica para começar é escolher o espaço menos barulhento da casa. Depois, analisar o que você já tem nele e anote o que precisa mudar para deixar o ambiente com a sua cara.

Independente da função desse novo cantinho, tapetes, cortinas, poltronas ou pufes, cores e objetos de decoração são os responsáveis por deixar o espaço mais ou menos intimista, frio ou aconchegante, acolhedor ou distante. Então, cuidado com as escolhas!

– Decoração com seu estilo: Depois de escolher a principal função desse novo espaço, se ele é para relaxar, para trabalhar ou para praticar algum exercício, a dica é decorá-lo com almofadas, pufes, tapetes e cortinas que transmitam a sua personalidade. Placas criativas e motivacionais, dão uma cara toda especial e diferente para o local, e claro sem falar nas plantas e flores, fundamentais para criar uma atmosfera zen e oxigenar o ambiente.

– Cores e iluminação: Luzes e cores dão um ar diferente para os locais, por isso capriche bem na escolha! As paredes devem ser claras e sóbrias, fuja de cores intensas, isso influencia diretamente na capacidade de relaxar. Uma dica de ouro é dar uma olhada nos significados das cores do Feng Shui. Por fim, a iluminação deve ser amena e intimistas, então esqueça as luzes brancas. Iluminação com LED é uma ótima saída também.

– Atmosfera tranquila: E para dar aquele toque final, utilizar incensos e cristais faz com que o ambiente tenha uma vibe mais relaxante e energética. Eles também ajudam a espantar pensamentos negativos e acalmar o espírito.  Outros artigos que deixam o ambiente com uma harmonização mais interessantes também são as mandalas, fontes d’água, sinos de vento, filtros dos sonhos, mini-jardins de areia.

E aí, gostou das dicas? Agora é a sua vez de criar seu cantinho zen e aproveitá-lo dá melhor forma. Se quiser conhecer outras dicas como esta, acesse: www.astrocentro.com.br

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar