Autoestima: como a fotografia por ser um agente de júbilo e esperança

Conquista de autoconfiança, melhora na autoestima e aceitação. Os cliques que compõem um ensaio fotográfico tem o poder de fazer muito mais que apenas eternizar um momento: eles também são responsáveis por trazer felicidade.

Publicitário e fotógrafo especializado em fotografia gestacional, Frederico Gomes defende que uma imagem consegue resgatar amor-próprio, assim como promover a autodescoberta. “Ao explorar novos ângulos e novas versões de si mesma, a pessoa redescobre a vaidade de uma maneira positiva. Sua autoestima e seu nível de satisfação são trabalhados quando a pessoa se produz para o ensaio, quando se vê no espelho e no visor da câmera com consternação, nas redes sociais quando é elogiada por amigos e familiares, assim com quando revisita o registro em álbuns e porta-retratos”, comenta.

A ciência comprova o benefício. Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, constatou que fotografias de momentos felizes são capazes de liberar substâncias ligadas ao bem-estar, sendo eficientes em promover o relaxamento e melhorar o humor em dias estressantes.

Delma Alves, de 42 anos, é a prova desta ação positiva da fotografia. Em tratamento devido a um tumor no fígado, ela descobriu a gestação do pequeno José. “Em momento algum eu poderia engravidar por conta do meu problema de saúde. Os médicos me disseram que minha gestação não passaria do terceiro mês. Não vou negar que no começo me senti insegura e com medo”, comenta.

Atualmente com seis meses de gestação, a secretária do lar, por sua natureza positiva, não deixa de acreditar em dias melhores. A escolha de fazer um ensaio veio não apenas para eternizar essa fase de sua vida, mas para lhe trazer momentos de alegria em meio aos dias de incerteza. “Felicidade pra mim é que estou vivendo agora, com apoio de família e amigos. Cada foto escolhida no ensaio um vibração, eu me sentindo um rainha, linda. Isso é um momento de felicidade”, garante.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar