Veja algumas celebridades teens que fizeram rinoplastia

A atriz Bela Fernandes, a Felipa da novela As Aventuras de Poliana do SBT, fez rinoplastia assim que completou 16 anos, por não estar feliz com o nariz.

Você sabia que uma das cirurgias plásticas mais procuradas entre os adolescentes é a rinoplastia e houve um aumento nos últimos anos? Com o uso das redes sociais, aumento das conversas por vídeo e selfies, muitos jovens se sentem incomodados com o nariz. Os adolescentes são expostos a inúmeros padrões estéticos e nessa fase estão passando por mudanças internas e extremas. Nessa fase é extremamente importante ponderar qual o peso e tomar uma decisão em família.

Ao completar 16 anos, a atriz Bela Fernandes, uma rinoplastia. A cirurgia foi feita em agosto de  2020, durante a pandemia da Covid-19. A intérprete da vilã Filipa das As Aventuras de Poliana já queria corrigir o desvio de septo e aproveitou para realizar a cirurgia plástica.

“Não gostava [do meu nariz], era meu sonho fazer uma rinoplastia”, declarou a ex-funcionária do SBT.  “Eu acho que as pessoas não devem mudar pelo o que a sociedade fala, ela tem que mudar se quiser! Sou totalmente a favor das pessoas fazerem coisas para se sentirem bem”, disse Bela em suas redes sociais.

Conheça algumas famosas já fizeram rinoplastia no fim da adolescência e início da idade adulta:

Nesse período da vida, a escolha pelo procedimento demanda ainda mais atenção por parte do adolescente e de seus pais.

Conversamos com Dr. Guilherme Scheibel, otorrinolaringologista e referência em nacional e internacional rinoplastia e soma mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais, que pontuou os cinco critérios médicos para avaliar qual o momento ideal para realizar uma rinoplastia:

 

1-   Com quantos anos é recomendável fazer uma rinoplastia?

A rinoplastia é um procedimento que pode mexer com a estrutura óssea do nariz. Por isso, o ideal é que essa cirurgia seja realizada a partir dos 16 anos, quando o desenvolvimento está finalizado.

No entanto, é fundamental que o cirurgião plástico avalie caso a caso tanto pelos fatores físicos, quanto psicológicos do paciente.

 

2-   Como é a recuperação nos adolescentes?

Pacientes mais jovens costumam se recuperar bem mais rápido que um adulto com mais idade. O período pós-cirúrgico requer os mesmos cuidados, mas, em geral, é um processo mais rápido. Cabe a ressalva que todo paciente tem suas peculiaridades e precisa de avaliação médica antes do procedimento.

 

3-   A motivação é válida?

A motivação deve ser muito bem pensada e levada em conta pelo médico em conjunto com os pais. Pois as razões do adolescente podem ser emocionais ou de aceitação e dependendo precisam de orientação e tratamento psicológico.

É preciso ter em mente se existe mesmo um desvio estético e se não há outros recursos que ajudem o jovem a lidar melhor com sua aparência

 

4-   As expectativas de resultado estão ajustadas?

O médico deve alinhar com o paciente as expectativas, pois o melhor resultado não é ficar com um nariz modelo.  Para uma operação bem sucedida, é essencial que o adolescente entenda que precisa de um nariz que harmonize com todo o seu rosto. A rinoplastia ideal corrige problemas estéticos sem deixar com ares artificiais.

 

5-   E se o adolescente se arrepender?

Isso pode ser uma questão em qualquer idade, por isso o adolescente precisa pensar muito.

Para reduzir essa chance, a decisão não deve ser apressada. Se o procedimento for realizado depois do desenvolvimento completo, é provável que o resultado não mude com o tempo.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar