8 em cada 10 pessoas apresenta alguma queixa ou sintoma relacionado ao sistema circulatório venoso durante a vida

Nosso sistema circulatório venoso é composto por veias, vasos de paredes delicadas que são responsáveis por recolher sangue não-oxigenado e escórias excretadas pelos órgãos de volta à circulação central, são esses mesmos vasos que são utilizados para realizar medicação endovenosa (injeções). No entanto, todo cuidado é pouco quando tratamos desse complexo, inchaço, dores nas pernas e veias dilatadas podem indicar problemas circulatórios.

8 em cada 10 pessoas apresenta alguma queixa relacionada ao sistema venoso durante sua vida.”, explica a cirurgiã vascular, Fátima El Hajj. Segundo ela, as doenças venosas são as mais frequentes na população, e a maior parte do cotidiano de um cirurgião vascular. As mais comuns são varizes, seguida pela trombose venosa e embolia pulmonar.

O fato é que essas queixas podem mudar de acordo com a idade e o gênero de cada pessoa. Em idosos, por exemplo, a úlcera venosa e a trombose venosa profunda são mais comuns. Já nas mulheres, as famosas varizes (insuficiência venosa crônica), veias dilatadas e tortuosas que não conseguem desempenhar sua função corretamente, são mais habituais. Não é comum jovens apresentarem doenças vasculares, porém quando apresentam normalmente são vasinhos ou mal formações arteriovenosas.

Alguns fatores são cruciais para o desenvolvimento de problemas circulatórios, como sedentarismo, gestação, obesidade, histórico familiar com o problema, além do uso de hormônios anticoncepcionais. O tratamento é sempre multifatorial (comportamental, medicamentoso e cirúrgico), além de individualizado.

Exercícios físicos, principalmente que fortaleçam os músculos da panturrilha, ingestão de água em quantidade adequada e uma alimentação saudável rica em antioxidantes, são os pilares para manter a saúde vascular saudável.“, finaliza Fátima ao demonstrar o quanto o básico durante o nosso dia a dia pode ser ótimo para evitar problemas futuros.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar