Já ouviu falar em dieta cetogênica?

A dieta cetogênica já faz parte da minha vida a algum tempo. Ontem, comecei um desafio de 21 dias seguindo este protocolo.

Quer acompanhar? Corre lá no Instagram e veja tudo que eu estou comendo! No final, irei postar os resultados também.

A dieta cetogênica, também conhecida como “Keto”, é baseada no alto consumo de gorduras de boa qualidade e na grande redução dos carboidratos.

Como funciona: Quando se reduz drasticamente o consumo de carboidratos, nosso corpo se vê obrigado a retirar energia de uma outra fonte. Essa nova fonte é a gordura, tanto dos alimentos quanto a estocada em nosso corpo. Quando o corpo consome sua própria gordura para ter energia, emagrecemos.

A dieta cetogênica costuma ser composta aproximadamente de 10% de carboidratos, 30% de proteínas e 60% de gordura. Carboidratos de rápida absorção são proibidos. Já para as proteínas e para as gorduras de boa qualidade, não há restrição.

 

Uma outra informação: Nessa estratégia não contamos calorias, o que para mim é uma alegria!

Vale dizer que a diferença entre a dieta cetogênica e a lowcarb é a quantidade de carboidratos que se pode ingerir. Enquanto na lowcarb você pode comer até 150gr, na cetogênica esse número pode variar entre 20 e 50gr.

Uma das maneiras de indicar se a alimentação está sendo eficaz é medir o nível de cetonas no sangue. Para isso existe um aparelho, bem parecido com que medem a glicemia. Os corpos cetônicos são substancias formadas pelo fígado, depois de processar os ácidos graxos provenientes da gordura ingerida.

Um dos grandes aliados da dieta cetogênica é o jejum intermitente, e vice-versa. Isto porque, ao ingerir uma quantidade maior de gordura e proteínas, o corpo consegue manter-se saciado por mais tempo, facilitando o jejum!

Benefícios que utilizar a dieta cetogênica proporciona:

  • Regula funções cerebrais
  • Diminui o nível de insulina
  • Diminui a sensação de fome
  • Controla a pressão arterial

 

Exemplo de cardápio:

 Café da manhã

Ovos mexidos com queijo e manteiga

Almoço

Picanha com brócolis temperados com azeite de oliva

Lanche

Castanhas

Jantar

Salmão grelhado com salada e azeite de oliva

Lembre-se:

Independente da estratégia que você queira adotar para sua alimentação, não faça dietas sem orientação de um profissional da área.

Até semana que vem!

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