Ser mulher é especial

Ser mulher é ser especial, e hoje no dia das mulheres um dos pontos mais importantes da nossa saúde é entender como funcional o nosso ciclo hormonal e como podemos cuidar dele através da alimentação.

O ciclo da mulher começa na fase folicular, contamos a partir do dia 1 da menstruação até o dia da ovulação. Neste período ocorre a maior liberação de estradiol, e é onde a mulher sente mais disposição. É um período que favorece o uso de gordura como energia. Então é bom para aproveitar o que seu corpo já está induzindo naturalmente e se exercitar melhor. Neste período também a fome está mais controlada e é mais fácil de seguir um planejamento alimentar.

Entre a fase folicular e lútea, ocorre a ovulação. Neste período pode acontecer sintomas como maior dor nos seios, devido a mudança hormonal.

Na segunda fase do clico da mulher ocorre o pico de progesterona e prostaglandinas. Este hormônio aumenta a utilização de carboidratos como fonte de energia, o que acarreta muitas vezes em aumento da fome e da vontade de consumir doces. Ainda pode ocorrer sintomas como: aumento do cansaço, retenção de líquidos e acúmulo de gordura.

Essa vontade de consumir mais doce pode estar relacionada aos níveis de açúcar no corpo. Quando há menor fornecimento de glicose no sangue, devido a uma maior depleção da serotonina, tendemos as ter mais vontade por doces. Neste período é importante cuidar para que alimentação não seja muito restritiva e dar atenção especial aos alimentos a serem incluídos abaixo.

Incluir:

Especial atenção para as fontes de vitaminas do complexo B, magnésio, triptofano e ácido fólico. Nesta lista do que incluir entra folhas verde-escuras, semente de girassol, aveia, ovos, banana, gérmen de trigo, leguminosas, abacate, carnes, cereais integrais, chocolate amargo, arroz integral, linhaça, oleaginosas. Estes são alguns exemplos do que incluir na alimentação.

Evitar:

Doces em geral, biscoito, bolo, sorvete, etc. Industrializados como os embutidos, farináceos, como as farinhas brancas. Excesso de cafeína, incluindo o café, chá mate, refrigerante, energético, etc. Cuidar para não usar demasiadamente o sal e evitar o consumo de bebida alcoólica.

Desejo a todas vocês muita saúde e coragem para continuar na luta pelas mulheres. Sejamos fortes juntas! Feliz Dia das Mulheres!

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar